Os protestos das mulheres dos policiais militares nos quartéis do Espírito Santo – que têm interrompido o patrulhamento, bloqueando a passagem de viaturas e agentes – chega ao seu 10º dia nesta segunda-feira (13) A rotina dos capixabas, porém, está voltando ao normal.
LEIA MAIS: Cerca de 875 policiais militares já voltaram às ruas no Espírito Santo
O governo do Espírito Santo
informou que o expediente nas repartições públicas estaduais será normal nesta segunda. As aulas nas escolas da rede estadual serão reiniciadas e os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais estaduais estão mantidos.
Na região metropolitana de Vitória, os ônibus do Sistema Transcol voltam a operar em horário normal, com exceção das linhas 663, 885, 904 e 918. Ao longo do dia, a operação será avaliada. O serviço noturno ainda não será restabelecido.
A prefeitura de Vitória também informou que irá retomar nesta segunda o expediente dos servidores municipais. Da mesma forma, as unidades de saúde voltarão a funcionar normalmente. Nas 102 escolas da rede municipal, o expediente interno recomeça nesta segunda, e o início do ano letivo ocorrerá nesta terça (14).
LEIA MAIS: Reunião entre mulheres de PMs e comando da corporação no Rio termina sem acordo
Fechados durante o período de falta de segurança pública no estado, os parques municipais também serão reabertos na terça. Às segundas, eles passam por manutenção e não funcionam.
O Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual do Espírito Santo comunicaram que haverá expediente em suas unidades até as 16h.
Desde o início da crise na segurança, desencadeada pela paralisação dos policiais militares há dez dias, as lojas devem voltar a abrir também nesta segunda. Na semana passada, shopping centers e grandes redes de supermercados funcionaram em horário reduzido, até as 16h.
E a PM, voltou às ruas?
A Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo informou, na noite deste domingo, que 1.236 policiais militares atenderam ao chamado do comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Nylton Rodrigues e voltaram a patrulhar as ruas do estado. A corporação conta com 10 mil homens, mas, em dias normais, o policiamento é feito por um efetivo de 2 mil PMs.
LEIA MAIS: No Espírito Santo, policiais em férias e de folga começam a voltar para as ruas
* Com informações da Agência Brasil.