Publicações no Twitter mostram, inclusive, ônibus sendo incendiados pelas ruas do Espírito Santo
Reprodução/Twitter
Publicações no Twitter mostram, inclusive, ônibus sendo incendiados pelas ruas do Espírito Santo

O governo do Espírito Santo pediu, nesta segunda-feira (6), apoio da Força Nacional de Segurança Pública diante da paralisação de agentes da Polícia Militar em todo o estado.

LEIA MAIS: Policiais em greve na Bahia recusam proposta de reajuste do governo

A greve da Polícia Militar começou na última sexta-feira (3), quando um grupo de cerca de cem mulheres – esposas, namoradas e filhas de policiais – iniciaram um ato em frente ao Destacamento da Polícia Militar (DPM) de Feu Rosa, na Serra, município do Espírito Santo .

Os protestos se multiplicaram pelo estado capixaba e seguiram durante todo o fim de semana, impedindo a saída de carros e policiais dos quartéis e instalando o caos em todo o estado.

Desde sexta, o município de Serra ficou sem policiamento nas ruas e foram registrados diversos roubos e tentativas de homicídios. De norte ao sul do estado, não há policiamento nas ruas.

Nesta segunda, o coronel Laércio Oliveira deixou o posto, com menos de um mês de cargo. Quem vai assumir a chefia da PM no estado agora é o coronel Nilton.

A greve foi decretada ilegal pela Justiça e já foi determinado que os manifestantes saíssem das portas dos quartéis.

Além de reajuste salarial, as famílias dos PMs pedem o pagamento de auxílio alimentação, periculosidade, insalubridade e adicional noturno. Também são denunciados o sucateamento da frota e falta de perspectiva de carreira.

LEIA MAIS: PMs depredam carros e ofendem colegas que não fizeram greve

Eles protestam pelos seus familiares porque os policiais militares são proibidos de protestar, fazer greve ou paralisação, segundo o Código Penal Militar. A pena para o policial que tomar parte em manifestações desse tipo pode chegar a dois anos de prisão.

Caos instalado

Com a falta de policiamento nas ruas, uma onda de violência atinge todo o estado capixaba. As voltas às aulas foram suspensas na maioria das escolas e a recomendação é que a população procure não sair de casa. Em Vitória, o atendimento médico também está paralisado por conta da violência.

Nas redes sociais, o termo "Espírito Santo" e as hashtags #ESpedesocorro e #PrayForES amanheceram no topo dos Trending Topics (TTs), sendo os assuntos mais comentados no Twitter.

Algumas publicações mostram, inclusive, vídeos de crimes acontecendo à luz do sol, como assaltos e arrastões, além de bandidos apontando armas para a população. Um vídeo mostra, inclusive, um homem que teria tentado cometer um crime, mas que acabou apanhando dos cidadãos do Espírito Santo, em uma tentativa de fazer justiça com as próprias mãos. 


LEIA MAIS: Greve da Polícia Militar do Maranhão chega ao fim

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!