Eduardo Campos era candidato à presidência da República em 2014, quando aeronave caiu; Polícia Federal continua com as investigações
Breno Laprovitera/ ALEPE
Eduardo Campos era candidato à presidência da República em 2014, quando aeronave caiu; Polícia Federal continua com as investigações

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (31), a Operação Vórtex, desmembramento da Operação Turbulência, que investiga a irregularidade na compra do avião envolvido no acidente que causou a morte do então candidato à presidência Eduardo Campos, em 2014 .

Nesta fase, são investigados crimes de corrupção, direcionamento de licitação e lavagem de dinheiro. Ao todo, 30 agentes da Polícia Federal estão cumprindo dez ordens judiciais em Pernambuco, sendo seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva.

Os mandados de busca e apreensão ocorrem no bairro de Boa Viagem (quatro), no Pina (um) e em Jaboatão dos Guararapes (um). Todos os mandados de condução coercitiva ocorrem no bairro de Boa Viagem.

A investigação partiu da análise das contas bancárias das pessoas físicas e jurídicas utilizadas para a compra do avião Cessna Citation, prefixo PR-AFA.

LEIA MAIS: Alvo da PF, dono de avião que matou Eduardo Campos foi morto por envenenamento

Observou-se que os valores transferidos por uma das empresas investigadas na Operação Turbulência haviam sido na verdade repassados, dois dias antes, por uma terceira empresa, que ainda não havia sido alvo da investigação original.

De acordo com a Polícia Federal, o exatidão do dinheiro envolvido e o curto lapso temporal entre as duas transações sugerem que a conta investigada na Operação Turbulência tenha sido mera conta de passagem.

As investigações apontaram também que a empresa remetente dos recursos possui contratos milionários com o governo de Pernambuco e que suas doações a campanhas políticas aumentaram de forma exponencial ao longo dos últimos anos, principalmente para o partido e para os candidatos apoiados pelo ex-governador do estado, Eduardo Campos.

LEIA MAIS: Comprador de avião era "entregador" de propina de Eduardo Campos, diz PF

Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção, direcionamento de licitação e lavagem de dinheiro.

Operação Vórtex

O nome da Operação Vórtex da Polícia Federal tem referência ao jargão aeronáutico, vórtex (ou vórtice), cujo nome é dado ao movimento de massas de ar em formato de redemoinho ou ciclone que geralmente precede a turbulência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!