O forte calor em São Paulo neste sábado (7) acabou formando áreas de instabilidade que causaram chuvas com forte intensidade em quase toda capital. Às 16h12, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou toda a cidade em estado de atenção. As regiões de Pirituba, Freguesia do Ó e Penha entraram em estado de alerta.
+ Justiça de São Paulo suspende reajuste de integração entre ônibus, metrô e trem
Foram registrados oito pontos de alagamentos intransitáveis nas zonas Norte, Leste e Sul de São Paulo. O aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, operou normalmente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, houveram sete solicitações para a remoção de árvores derrubadas pela chuva.
Os trens das linhas 1-Azul e 5-Lilás, do Metrô, e 12-Safira, da CPTM, circularam com velocidade reduzida. A Estação Jardim São Paulo - Ayrton Senna precisou ser fechada às 16h08 após uma enxurrada invadir o local. O ponto onde ficam as catracas foi totalmente tomado pela água, como mostra um vídeo divulgado nas redes sociais. Após esforço da equipe de limpeza, a estação foi reaberta às 18h50 sem comprometimento das máquinas.
Houve queda de granizo em alguns pontos da capital. A chuva forte foi verificada principalmente sobre toda a extensão da Marginal Tietê e Zona Norte, nos bairros de Tremembé, Jaçanã, Tucuruvi, Vila Medeiros, Santana, Vila Guilherme, Casa Verde e Vila Maria. Já na Zona Sul, as precipitações foram observadas nos bairros de Jardim Ângela, Capela do Socorro, Cidade Dutra e Pedreira.
+ Temer reúne-se com presidente do STF para discutir violência em presídios
Antes disso, o CGE já havia registrado chuva forte nos bairros de Cidade Tiradentes, Guaianases, José Bonifácio e Parque do Carmo, na Zona Leste.
Previsão
No domingo, pode ocorrer chuva fraca e isolada durante a madrugada. As precipitações, porém, devem se intensificar a partir da tarde e se prolongar para o período da noite.
Quem estiver pensando em aproveitar o dia na piscina deve ficar atento, já que há risco de descargas elétricas. A mínima deve ficar em torno dos 21ºC, segundo o CGE, enquanto a máxima bate os 29ºC.
+ Vereador do MBL quer fim das cotas raciais e do Dia da Consciência Negra
A semana em São Paulo deve continuar com as características do verão: forte calor ao longo do dia com pancadas de chuva a tarde e início da noite.