A filha mais velha dos reis da Noruega, a princesa Marta Luisa, casa-se pela segunda vez neste sábado (31) com um autoproclamado "xamã", o americano Durek Verrett, uma união entre dois defensores das terapias alternativas que provocam agitação no país escandinavo.
Ela, de 52 anos, afirma ter uma espécie de clarividência e ser capaz de se comunicar com os anjos, dom do qual tem se beneficiado ao ministrar cursos e escrever livros. Ele, de 49 anos, se apresenta como um "xamã de sexta geração" que vende, a preço de ouro, um medalhão supostamente salvador.
"Sou muito espiritual, é tão bom estar com alguém que te apoia", comentou a princesa no Instagram em junho de 2022, poucos dias após o anúncio do noivado.
Marta Luisa e Durek Verrett dirão que sim em um hotel localizado em Geiranger, uma cidade turística situada em um fiorde da costa oeste.
A cerimônia está marcada para 13h GMT (10h no horário de Brasília).
Os cerca de 350 convidados, incluindo a princesa Victoria da Suécia e o seu marido, o príncipe Daniel, iniciaram as festividades na quinta-feira com uma noite de boas-vindas.
Na sexta-feira os convidados tiveram o privilégio de desfrutar de um passeio de barco pelo fiorde e depois foram brindados com uma noite de salsa.
- Faraó? -
Para Durek Verrett, porém, esta será a segunda vez que se casará com Marta Luisa porque, como afirma, já foi casado com a princesa numa vida anterior.
Além disso, o guia espiritual afirma que, em outra vida, foi faraó.
Algumas excentricidades que causam arrepios no país escandinavo, assim como a forma como o casal ganha dinheiro, com teorias pseudocientíficas e aproveitando o seu pertencimento à família real.
Para acabar com a confusão de papéis, Marta Luisa teve que renunciar a todas as suas funções oficiais em 2022.
No entanto, desde então, foi apanhada várias vezes quebrando o seu compromisso, como quando colocou à venda uma garrafa de gin por ocasião do casamento, aludindo explicitamente à sua posição de princesa.
"Como o acordo não está sendo respeitado, chegou a hora de retirar o título de princesa de Marta Luisa, antes que o rei Harald veja o trabalho de sua vida ainda mais arruinado", defendeu o historiador Trond Norén Isaksen, especialista em realeza, em artigo publicado no início de julho.
O casal também chamou a atenção da mídia norueguesa ao ceder a foto e o vídeo exclusivos de seu casamento à revista Hello! e Netflix.
Por sua vez, o rei Harald, 87 anos, foi tolerante e aludiu a um simples "choque cultural". Em sua época, o soberano também teve que lutar para defender a posição de sua amada, Sônia – uma plebeia – na família real.
O que acha do futuro genro? "Ele é um bom menino, de fato, e muito engraçado", declarou um dia. "Não concordamos em tudo, mas podemos conviver com as nossas diferenças", sublinhou.