O atleta francês Sasha Zhoya foi autorizado a desfilar de saia na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris na sexta-feira, sendo um de "pelo menos três" integrantes da delegação da França a vestir trajes customizados, informou o Comitê Olímpico Francês (CNOSF) à AFP nesta quarta-feira (24).
"Desde ontem à tarde (terça) foi tomada a decisão de aceitar todas as solicitações" de desfilar com saias, que são "pelo menos três" dos mais de 550 atletas franceses na competição, declarou o CNOSF.
Em um documentário sobre seus preparativos para os Jogos, transmitido esta semana, Zhoya perguntou aos estilistas da delegação francesa se ele poderia optar por uma saia em vez de uma calça.
"Se as mulheres têm o direito de usar calças, também deveria ser certo que homens tivessem a opção de usar saias", declarou o atleta de 22 anos, que disputará a modalidade dos 100 metros com barreiras na competição.
"Estamos em 2024, podemos usar tudo. Agora não há homem, mulher na moda", acrescentou.
Inicialmente, a fabricante de roupas de luxo Berluti criou jaquetas, saias e calças para as mulheres da seleção francesa, além de jaquetas e calças para os homens.
Com sua escolha, Zhoya segue a moda que muitas figuras do entretenimento e do esporte adotaram em diversas ocasiões nos últimos anos.
Embora ainda exótica para a moda de rua, nas últimas temporadas, gigantes como a Dior exibiram homens com saias em suas campanhas e nos tapetes vermelhos esta peça tem ganhado cada vez mais adeptos.
Se atores como Brad Pitt e Robert Pattinson causaram sensação ao exibir suas saias em estreias de filmes ou desfiles de moda, os atletas não ficaram de fora. O campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton e o jogador de basquete Russell Westbrook são exemplos de famosos que levaram as saias ao mundo esportivo.