Nemo, que representou a Suíça com a música 'The Code', comemora após vencer a final do 68º Festival Eurovision, em 11 de maio de 2024, na Malmö Arena, na Suécia
TOBIAS SCHWARZ
Nemo, que representou a Suíça com a música 'The Code', comemora após vencer a final do 68º Festival Eurovision, em 11 de maio de 2024, na Malmö Arena, na Suécia
Tobias SCHWARZ

A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção "The Code" de Nemo, uma edição do festival Eurovision marcada pela controvérsia, especialmente em torno da participação de Israel em meio à guerra em Gaza.

"Espero que esta competição possa continuar incentivando a paz e a dignidade de cada um", disse o cantor Nemo, artista não-binário de 24 anos, após a final do concurso realizado na cidade sueca de Malmö.

Com seu casaco rosa e vermelho e vestido rosa acetinado, Nemo obteve um total de 591 pontos (365 do júri e 226 do público) e venceu o roqueiro croata Baby Lasagna, que ficou em segundo lugar com 547 pontos.

"'The Code' conta a jornada que começou quando percebi que não sou nem homem nem mulher", havia contado anteriormente Nemo, que deu à Suíça sua terceira vitória no concurso.

A edição de 2024 do Eurovision foi ofuscada pela polêmica participação de Israel, apesar dos apelos à exclusão do país devido à guerra na Faixa de Gaza.

No sábado, durante a grande final, mais de 5.000 pessoas protestaram em Malmö contra a participação israelense. Dois dias antes, os protestos reuniram mais de 10.000 na cidade, onde vive a maior parte da comunidade sueca de origem palestina.

Dentro da Malmö Arena, a performance da cantora israelense Eden Golan foi recebida com uma mistura de vaias e aplausos. Apesar da controvérsia, a jovem - com sua música "Hurricane" - ficou em quinto lugar com 375 pontos.

    AFP

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!