O vulcão do monte Ruang expele lava e fumaça em 17 de abril de 2024 nas ilhas Sangihe, na província de Sulawesi do Norte, na Indonésia
AFP
O vulcão do monte Ruang expele lava e fumaça em 17 de abril de 2024 nas ilhas Sangihe, na província de Sulawesi do Norte, na Indonésia

Um vulcão entrou em erupção em uma região remota do norte da Indonésia, o que obrigou centenas de pessoas a abandonar a área nesta quarta-feira (17), depois que a montanha expeliu lava e uma gigantesca nuvem de fumaça, indicaram as autoridades.

"Com base em observações visuais e de instrumentos que mostraram um aumento da atividade vulcânica, o nível [de alerta] do monte Ruang foi elevado do nível 3 para o nível 4", declarou Hendra Gunawan, diretor da agência vulcanológica da Indonésia, em um comunicado emitido nesta quarta.

As autoridades também ampliaram a zona de exclusão no entorno da cratera de quatro para seis quilômetros.

O monte Ruang, um vulcão localizado na província de Sulawesi do Norte, entrou em erupção às 21h45 (10h45 de Brasília) de terça-feira e e teve outras duas erupções na madrugada desta quarta, informaram as agências de vulcanologia e geologia.

Não há informações sobre mortos ou feridos pela erupção, mas mais de 800 pessoas foram evacuadas de dois vilarejos da ilha de Ruang para uma ilha vizinha, indicou a agência estatal Antara.

Gunawan advertiu aos moradores que permanecessem "alertas diante da possível expulsão de fragmentos de rocha, descargas de nuvens quentes e tsunamis causados pelo colapso do corpo do vulcão no mar", diz o comunicado.

A primeira erupção gerou uma coluna de cinzas de dois quilômetros e depois o vulcão expeliu materiais que alcançaram uma altura de 2,5 quilômetros, informou Muhamad Wafid, diretor da agência de geologia, em um comunicado.

Na terça-feira, a agência de vulcanologia alertou que a atividade do monte Ruang havia aumentado após dois terremotos registrados nas últimas semanas.

O estratovulcão, cuja cratera está situada a 725 metros de altitude, fica mais de 100 quilômetros ao norte da capital provincial de Sulawesi do Norte, Manado.

A Indonésia conta com cerca de 130 vulcões ativos e registra atividade sísmica e vulcânica com frequência, pois está situada no "Círculo de Fogo do Pacífico".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!