A manhã desta sexta-feira (13) é marcada pelo julgamento da prisão preventiva da figura que concentra os holofotes nos últimos meses, Daniel Vorcaro . A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal ( STF ), analisa e vota pela manutenção ou relaxamento da medida cautelar do ex-banqueiro e mais três investigados detidos na terceira Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF).
O empresário, juntamente com seu cunhado, Fabiano Zettel, e mais dois investigados passam pela lupa da Segunda Turma, presos desde o último 4 de março. Vorcaro é investigado em crimes de fraudes financeiras, corrupção, intimidação e formar organização criminosa.
O caso está sendo julgado em plenário virtual e já forma maioria entre os ministros: Fux, Nunes Marques e André Mendonça votaram pela manutenção de Vorcaro, Zettel e mais dois investigados no Caso Master .
Segunda Turma
Fazem parte deste julgamento os ministros Gilmar Mendes, que preside o colegiado, Kassio Nunes Marques, Luiz Fux e Dias Toffoli. Sendo que Toffoli não participa, uma vez que se declarou suspeito na última quarta (11), por motivo de "foro íntimo".
Sendo assim, foi aplicada a suspeição, que é quando o juiz encarregado de determinado processo pede afastamento por possuir relações pessoais com o caso, podendo afetar a imparcialidade.
A ausência do ministro Dias Toffoli poderia causar empate técnico. Caso acontecesse, o desempate é dado a favor dos réus.