Cartel incendeia carros para gerar bloqueios após morte de
Reprodução/redes sociais
Cartel incendeia carros para gerar bloqueios após morte de "El Mencho"

O México registrou 252 bloqueios em 20 estados após a operação federal que terminou com a morte de Nemesio Oseguera Cervantes, o “El Mencho”. Segundo o Gabinete de Segurança do país, até as 20h de domingo 229 pontos já haviam sido liberados. Permaneciam 23 bloqueios ativos e quatro interdições parciais.

De acordo com o Governo do México, carros foram incendiados, psotos de combustível atacados e estabelecimentos comerciais atacados em diferentes regiões do país.

Um dos estados mais importantes do México, Jalisco, teve 65 bloqueios, sendo a maioria deles em rodovias federais ou vias estratégicas, segundo o Governo. Também houve registros em outros 19 estados.

De acordo com o governo, as principais estradas já estavam funcionando normalmente no fim da noite de domingo (22), embora equipes permanecessem nos locais. 

Operações paralelas

Em Veracruz, forças federais fizeram 13 ações simultâneas nos municípios de Veracruz e Boca del Río. Foram presos nove homens e cinco mulheres.

As autoridades apreenderam 5 fuzis, 4 pistolas, 6 granadas, 544 cartuchos, 19 carregadores, 9 coletes balísticos, 10 veículos, 16 motocicletas e porções de drogas. 

Segundo o governo, as buscas começaram por conta de um caso de sequestro. A pessoa foi libertada durante a operação.

Onda de violência assusta turistas no México
Reprodução | X
Onda de violência assusta turistas no México

A Agencia Federal de Aviación Civil informou que, apesar de desvios pontuais de voos internacionais com destino a Puerto Vallarta, os aeroportos da cidade, além de  Guadalajara  e Tepic  estão funcionando normalmente.

A agência afirmou que os Centros de Operações de Emergência estão ativos e que há coordenação com autoridades de segurança para garantir as operações.

O governo orientou a população a evitar a divulgação e compartilhamento de informações não confirmadas e a acompanhar apenas canais oficiais.

As forças federais permanecem tentando liberar os pontos ainda bloqueados e manter o controle das áreas afetadas.

A morte de "El Mencho"

O narcotraficante mexicano Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como “El Mencho”, morreu no domingo (22) durante uma operação militar no México. A informação foi confirmada pelo governo.

Ex-policial e líder do Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG), El Mencho teria sido atingido durante uma ofensiva das Forças Armadas que tinha como objetivo conter a atuação de cartéis de drogas em Guadalajara, Puerto Vallarta e Tapalpa, cidades localizadas no estado de Jalisco.

Em poucos anos, o CJNG se consolidou como uma das organizações criminosas mais poderosas do México, com atuação que se expandiu para outros países e continentes.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes