
Pela segunda vez em menos de uma semana, um voo da nova rota internacional Recife–Madri, operada pela Azul Linhas Aéreas em parceria com a companhia portuguesa EuroAtlantic Airways, foi interrompido após apresentar falhas técnicas. A aeronave precisou retornar ao Aeroporto Internacional dos Guararapes na madrugada desta sexta-feira (13).
O Boeing 767-300ER, de matrícula CS-TSU, decolou por volta das 23h da quinta-feira (12), com cerca de duas horas de atraso. Pouco após a decolagem, a tripulação identificou uma falha no painel de comando e decidiu retornar, seguindo os protocolos de segurança da aviação internacional.
Antes do pouso, a aeronave realizou aproximadamente vinte voltas sobre o mar, próximo ao litoral pernambucano, para queimar combustível. O procedimento é necessário quando o avião continua pesado e com carga máxima de combustível. O pouso de retorno ocorreu em segurança por volta das 2h30 da manhã.
Segundo incidente na mesma rota
Esse foi o segundo incidente envolvendo voos da nova rota Recife–Madri, inaugurada oficialmente na última terça-feira (10). Na estreia, outro voo operado pela mesma aeronave, também precisou retornar a Recife devido a um problema técnico. Não foi especificado os reais problemas da aeronave.
A Azul informou, em nota, que os dois casos foram “pontuais”, e que os voos foram interrompidos “por precaução”, sem risco aos passageiros. A empresa reiterou que segue todos os protocolos internacionais de segurança.
A Azul programou um novo voo de reposição para esta sexta-feira (13), com partida prevista às 19h10. A rota Recife–Madri faz parte da expansão internacional da companhia no Nordeste e conta com três frequências semanais — às terças, quintas e domingos.
As autoridades de aviação civil foram notificadas, e todos os passageiros receberam suporte da companhia aérea.