Vulcão italiano em erupção
Redes sociais
Vulcão italiano em erupção

O vulcão Etna, que fica na Sicília, no sul da  Itália, entrou em erupção novamente na noite deste domingo (1º). Imagens que circulam nas redes sociais, mostram pessoas correndo da nuvem de fumaça que se formou na região.

Agências de notícias internacionais informam que a atividade sísmica aumentou na manhã desta segunda-feira (2), provocando um pequeno transbordamento de lava. 

A altura da coluna de cinzas chegou aproximadamente a 6.400 metros, conforme informado pelo Volcanic Ash Advisory Centre em Toulouse.
A Erupção foi registrada na cratera sul do Etna, com fluxos de lava descendo pela encosta sudeste. Turistas e alpinistas foram vistos fugindo das encostas devido à atividade intensa. O “código vermelho” foi emitido para a aviação devido à presença de cinzas na atmosfera.  

erupção do etna na itália
Redes sociais

erupção do vulcão etna

Segundo autoridades locais, até o momento não há informações confirmadas sobre feridos devido à erupção do Monte Etna. Embora as imagens e vídeos que circulam, mostrem turistas fugindo em pânico da área, não foram divulgados relatos oficiais de vítimas ou feridos.

Existe um monitoramento na área, para fornecimento de atualizações conforme novas informações se tornam disponíveis.

Os alertas informam aos turistas, que planejam visitar a região ou já estiver na Sicília, é altamente recomendável seguir as orientações das autoridades locais e evitar áreas próximas ao vulcão até que a situação seja considerada segura.

Devido à densa nuvem de cinzas, o Aeroporto de Catania-Fontanarossa foi fechado. Esse nível de alerta indica risco significativo para a segurança aérea, com possibilidade de falhas nos motores das aeronaves devido à ingestão de partículas de cinzas. As precauções sanitárias alertam para o uso de máscaras para proteger-se da inalação de cinzas e evitar contato com superfícies cobertas por elas. 

Vídeo


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!