Alunas de medicina gravam vídeo falando sobre mulher transplantada 3 vezes
Reprodução
Alunas de medicina gravam vídeo falando sobre mulher transplantada 3 vezes


Duas  estudantes de medicina de São Paulo publicaram um vídeo no TikTok, em que expunham a situação clínica de uma paciente submetida a três transplantes cardíacos realizados desde a infância até a maioridade.

Publicidade

O vídeo, atualmente removido da plataforma, apresentava a paciente de forma indireta, sem mencionar seu nome, mas detalhava os três procedimentos e as datas aproximadas dos transplantes .


Em trecho do vídeo, uma delas afirmou: “Um transplante cardíaco já é burocrático, já é raro, tem a questão da fila de espera, da compatibilidade, mil questões envolvidas. Agora, uma pessoa passar por um transplante três vezes, isso é real e aconteceu aqui no Incor e essa paciente está internada aqui.”


Publicidade

Segundo os relatos, as estudantes insinuaram que a recorrência dos transplantes seria decorrente de negligência com a administração dos medicamentos pela paciente. 

Uma das estudantes detalhou os procedimentos e responsabilizou a paciente pelas complicações, utilizando expressões como “por um erro dela”.

A reportagem do iG tenta contato com as duas. 

Procurada, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) esclareceu que as alunas envolvidas não são matriculadas na instituição e que estavam no hospital em função de um curso de extensão de um mês. A FMUSP reforçou que, atualmente, as estudantes não possuem qualquer vínculo acadêmico com a FMUSP ou com o InCor.

Veja a íntegra da nota da FMUSP enviada ao portal iG:

A FMUSP esclarece que as alunas envolvidas na ocorrência são graduandas de outras instituições, que estavam no hospital em função de um curso de extensão de curta duração (um mês). Atualmente, não possuem qualquer vínculo acadêmico com a FMUSP ou com o InCor.

Assim que foi tomado conhecimento do fato, as universidades de origem das estudantes foram notificadas para que possam tomar as providências cabíveis.

Internamente, a FMUSP está tomando medidas adicionais para reforçar junto aos participantes de cursos de extensão as orientações formais sobre conduta ética e uso responsável das redes sociais, além da assinatura de um termo de compromisso com os princípios de respeito aos pacientes e aos valores que regem a atuação da instituição.

Publicidade

A FMUSP repudia com veemência qualquer forma de desrespeito a pacientes e reafirma o compromisso inegociável com a ética, a dignidade humana e os valores que norteiam a boa prática médica.

A instituição reforça ainda a missão de formar profissionais comprometidos com a excelência e com o cuidado humano, valores inegociáveis em nossa Instituição

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!