
Depois de quatro dias marcados por festas e comemorações carnavalescas, em algumas cidades, ainda há programações para os foliões que desejam aproveitar um pouco mais o feriado. Confira abaixo a agenda de atrações previstas para algumas cidades nesta quarta-feira (5).
Belo Horizonte
Bloco Sarandeiros
: a festa acontece em Ouro Preto. Início da concentração: 8h, na Avenida Fleming, 1200.
Bloco do Manjericão : atração tradicional da quarta-feira de Cinzas desde 2011, o bloco do Manjericão acontece na Praça Luiz Rodrigues Pereira, Estrela do Oriente. Início da concentração: 8:20.
Cornobloco : a atração acontece em Aparecida. Início da concentração: 9h, na Rua Vinte E Cinco De Agosto, 425
Bloco Lua de Crixtal : criada em 2017 como uma homenagem para Xuxa, a festa acontece no Centro de BH. Início da concentração: 10h, na Avenida Assis Chateaubriand, 781.
Bloco Afro Magia Negra : fundada em 2014, a atração tem como foco combater o racismo a partir da exaltação da cultura preta. Ritmos como o afro-mineiro, candombém samba, reggae e funk fazem parte da lista de repertórios que a festa destaca. A festa acontece no bairro Concórdia, às 12:00, na Praça Gabriel Passos.
Babadan Banda de Rua : formado em 2018 com o intuito de lutar contra o racismo, a festa é composta por 20 sopristas, 10 percussionistas e uma ala de dança. Na parte musical, ritmos como o samba, jazz, soul e o afrobeat são reverenciados pelo bloco, que acontece no bairro Concórdia, às 12:00, na Praça México, 170.
Bloco I Wanna Love You : criado em 2013, o bloco é marcado pela homenagem a mistura entre músicas brasileiras e jamaicanas. A apresentação é composta por duas guitarras, teclado, baixo e vozes, que se juntam a 30 percussionistas de chão em um show para as quartas-feiras de Cinzas. A festa acontece no bairro Sagrada Família. Início da concentração: 14h, na R. São Luiz, 371.
Bloco da Saudade
: criado em 2015, o bloco se mistura entre as nostalgias do feriado de Carnaval e a presença de machinhas, sambas e muita música. A festa acontece no bairro Saudade, na R. Arcos, 762.
Rio de Janeiro
Ainda Aguento
: atração ideal para aqueles que desejam curtir um pouco amis do Carnaval, o bloco irá desfilar em Ribeira. Início da concentração: 11h. Dispersão: 16h, na R. Praia Da Engenhoca, 151.
Me Enterra na Quarta : também conhecido como MENQ, o bloco foi criado por graduandos do curso de música da UNIRIO. A festa é marcada pelas marchinhas, maracatus, ijexás, sambas e frevos. O Me Enterra na Quarta acontece no Centro. Início da concentração: 14h. Dispersão: 20h, na Praça Edson Cortes.
Planta Na Mente
: o bloco discute temas como a legalização da maconha, diversidade, varorização dos ideais democráticos e aborda o direito ao trabalho digno. A festa acontece na Lapa. Início da concentração: 14h. Dispersão: 20h, na Praça Cardeal Câmara, 71.
Guri da Merck : formulado em 2013, o bloco é uma homenagem aos poetas do bairro Mngueira, no RJ. O bloco acontece em Taquara. Início da concentração: 16h. Dispersão: 20h, na R. Carlos Palut, 306.
Chave de Ouro
: criado em 1943 por moradores da região de Engenho de Dentro, na época em que desfiles carnavalescos eram proibidos, o bloco faz referência aos foliões que eram presos no feriado e eram soltos na quarta-feira de Cinzas. O nome da festa é um trocadilho com a expressão chave de ouro, para "encerrar" as comemorações da melhor maneira. A atração acontece em Engenho de Dentro. Início da concentração: 16h. Dispersão: 22h, na R. Ana Leonidia, 123.