
O grupo Racionais MC’s será o primeiro do rap a receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A cerimônia acontecerá na próxima quinta-feira (6), às 15h, no auditório do Centro de Convenções da instituição. Para quem não conseguir entrar, telões serão instalados na parte externa.
Receber essa honraria é um marco para o grupo, que já havia sido reconhecido individualmente em novembro de 2023, quando Mano Brown foi homenageado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Agora, o título se estende a Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, reafirmando a importância do coletivo na cultura e na sociedade brasileira.
" Equilibrado num barranco, um cômodo mal acabado e sujo. Porém, seu único lar, seu bem e seu refúgio ..." O trecho de Um Homem na Estrada, do álbum Sobrevivendo no Inferno (1997), sintetiza a realidade que os Racionais MC’s escancararam ao Brasil: a opressão policial, a exclusão social e o abandono das periferias.
Reconhecimento acadêmico
O título também destaca a atuação política do grupo na luta contra o racismo e as desigualdades sociais. A honraria foi aprovada em novembro de 2023 pelo Conselho Universitário da Unicamp (Consu), após um pedido de estudantes e professores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A iniciativa foi liderada por Omar Ribeiro Thomaz, Jaqueline Santos e Daniela Vieira.

Em 2022, os Racionais MC’s participaram de uma aula aberta na Unicamp, que marcou o encerramento da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro", ministrada pela professora Jaqueline Santos.
“Os Racionais trouxeram o ponto de vista do povo periférico, da juventude negra que sofre racismo diariamente e é alvo da violência policial. Mas, ao mesmo tempo, deram orgulho e identidade para a periferia.”, afirmou Daniela Vieira, pesquisadora da Unicamp e coordenadora da linha de pesquisa Hip Hop em Trânsito.
Para Jaqueline, os relatos do grupo deram visibilidade a uma realidade ignorada pelo restante do país: “Eles questionaram o tipo de democracia que existia nos anos 90. Suas letras escancararam o Brasil real.”

A reação do grupo
Em em uma declaração ao Portal iG, Eliane Dias, empresária e esposa de Mano Brown, celebrou o reconhecimento acadêmico dos Racionais: "O grupo se sente muito honrado em ser reconhecido como uma banda que contribuiu para a cultura e a educação da humanidade.”
Elaine também é CEO da Boogie Naipe, produtora responsável pela carreira dos Racionais MC’s.

A luta que virou revolução
As letras dos Racionais MC’s tornaram-se um símbolo de resistência e denúncia social, escancarando as desigualdades e a violência que atingem a população negra e periférica do Brasil.
Em Nego Drama (2002), o grupo retrata a dura realidade das periferias:
" Pesadelo é um elogio, pra quem vive na guerra, a paz nunca existiu... Eu recebi seu tic, quer dizer kit de esgoto a céu aberto e parede madeirite.
"