Em 2022 o Racionais Mc's participou de uma aula aberta na Unicamp
Isabella Aparecida
Em 2022 o Racionais Mc's participou de uma aula aberta na Unicamp

O grupo Racionais MC’s será o primeiro do rap a receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A cerimônia acontecerá na próxima quinta-feira (6), às 15h, no auditório do Centro de Convenções da instituição. Para quem não conseguir entrar, telões serão instalados na parte externa.


Receber essa honraria é um marco para o grupo, que já havia sido reconhecido individualmente em novembro de 2023, quando Mano Brown foi homenageado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Agora, o título se estende a Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, reafirmando a importância do coletivo na cultura e na sociedade brasileira.


" Equilibrado num barranco, um cômodo mal acabado e sujo. Porém, seu único lar, seu bem e seu refúgio ..." O trecho de Um Homem na Estrada, do álbum Sobrevivendo no Inferno (1997), sintetiza a realidade que os Racionais MC’s escancararam ao Brasil: a opressão policial, a exclusão social e o abandono das periferias.

Reconhecimento acadêmico


O título também destaca a atuação política do grupo na luta contra o racismo e as desigualdades sociais. A honraria foi aprovada em novembro de 2023 pelo Conselho Universitário da Unicamp (Consu), após um pedido de estudantes e professores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A iniciativa foi liderada por Omar Ribeiro Thomaz, Jaqueline Santos e Daniela Vieira.


Racionais MC’s participaram de uma aula aberta na Unicamp, em 2022
Isabella Aparecida
Racionais MC’s participaram de uma aula aberta na Unicamp, em 2022


Em 2022, os Racionais MC’s participaram de uma aula aberta na Unicamp, que marcou o encerramento da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro", ministrada pela professora Jaqueline Santos.


“Os Racionais trouxeram o ponto de vista do povo periférico, da juventude negra que sofre racismo diariamente e é alvo da violência policial. Mas, ao mesmo tempo, deram orgulho e identidade para a periferia.”, afirmou Daniela Vieira, pesquisadora da Unicamp e coordenadora da linha de pesquisa Hip Hop em Trânsito.

Para Jaqueline, os relatos do grupo deram visibilidade a uma realidade ignorada pelo restante do país: “Eles questionaram o tipo de democracia que existia nos anos 90. Suas letras escancararam o Brasil real.”

Na foto estão Eliane Dias e Mano Brown com os filhos Domênica e Jorge
Reprodução/Arquivo pessoal
Na foto estão Eliane Dias e Mano Brown com os filhos Domênica e Jorge


A reação do grupo

Em em uma declaração ao Portal iG, Eliane Dias, empresária e esposa de Mano Brown, celebrou o reconhecimento acadêmico dos Racionais: "O grupo se sente muito honrado em ser reconhecido como uma banda que contribuiu para a cultura e a educação da humanidade.”

Elaine também é CEO da Boogie Naipe, produtora responsável pela carreira dos Racionais MC’s.

O grupo é composto por Ice Blue, Edi Rock, KL Jay e Mano Brown
Divulgação/Red Bull Music Academy
O grupo é composto por Ice Blue, Edi Rock, KL Jay e Mano Brown


A luta que virou revolução


As letras dos Racionais MC’s tornaram-se um símbolo de resistência e denúncia social, escancarando as desigualdades e a violência que atingem a população negra e periférica do Brasil.


Em Nego Drama (2002), o grupo retrata a dura realidade das periferias:

" Pesadelo é um elogio, pra quem vive na guerra, a paz nunca existiu... Eu recebi seu tic, quer dizer kit de esgoto a céu aberto e parede madeirite. "

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!