Guerra na Ucrânia
Vadim Ghirda/AP Photo
Guerra na Ucrânia

A ONU projetou que, em 2025, cerca de 305 milhões de pessoas precisarão de ajuda humanitária para sobreviver. Entre julho de 2023 e junho de 2024, mais de 200 mil mortes foram registradas em 134 guerras e outros conflitos armados, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS). O aumento de 37% nas mortes em comparação ao ano anterior reflete a intensificação de conflitos, especialmente no Oriente Médio.

Oriente Médio e a alta nos conflitos

A guerra na Faixa de Gaza foi responsável por mais de 45 mil mortes em 2024, um aumento de 315% em relação ao ano anterior. Especialistas alertam que o cenário global deve se agravar em 2025, com guerras civis se tornando mais violentas, especialmente em países periféricos.

Outro fator determinante é a posição dos Estados Unidos sob o governo do presidente eleito Donald Trump. Há sinais de que os EUA terão menor envolvimento em intervenções globais, o que pode abrir espaço para maior instabilidade. Além disso, a crescente rivalidade entre Estados Unidos e China influencia conflitos indiretos, criando um vácuo de poder em regiões vulneráveis.

A ONU reforça que focos de conflito em países como Sudão do Sul, Mianmar, Burkina Faso, Mali, Somália e Iêmen devem ser acompanhados com atenção, devido ao alto potencial de violência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!