O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Montevidéu , Uruguai , participando da Cúpula do Mercosul nesta sexta-feira (6). A reunião ganha relevância diante da possibilidade de encerrar 25 anos de negociações para o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia .
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen , marcou presença no evento, após dúvidas sobre sua participação. A chegada de von der Leyen nesta quinta-feira (5) foi interpretada como um importante sinal de apoio às tratativas. Em publicação recente, ela afirmou que a conclusão do acordo está "à vista".
Além de Brasil, Argentina , Paraguai e Uruguai , o encontro conta com a presença da Bolívia como novo membro oficial do bloco, substituindo a Venezuela , que permanece suspensa desde 2016.
O acordo entre os blocos já foi fechado em termos técnicos pelo Mercosul, mas ainda depende da aprovação política dos presidentes dos países-membros. A França se destaca como principal opositor do tratado, preocupada com os impactos sobre seus produtores rurais diante da concorrência sul-americana.
Nos últimos meses, o avanço das negociações ganhou força após uma mudança de postura do presidente argentino Javier Milei, que inicialmente se opunha ao acordo. Lula, por sua vez, declarou recentemente estar confiante de que o tratado será firmado.