Advogada perde R$ 35 mil para golpista que fingia ser Elon Musk

Advogada disse à Justiça ter sido procurada pelo golpista nas redes sociais

Estelionato

Advogada de São Paulo perdeu cerca de R$ 35 mil para um estelionatário que fingia ser o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) e da Starlink.

Redação GPS

Falso Bitcoin

A vítima disse à Justiça que foi procurada pelo golpista na rede social X com a promessa de lucrar ao investir em bitcoin. As conversas eram feitas em inglês tanto pelo X quanto pelo Telegram, nas contas @EMusk97623 (X) e @elon_musk6748 (Telegram).

Divulgação

Envio de dinheiro

Entre os dias 22 de maio de 10 de junho deste ano, a advogada enviou valores para um endereço de bitcoin indicado pelo falso Elon Musk. Ela só não enviou mais dinheiro porque estranhou quando a conta que conversava foi bloqueada no X.

FREDERIC J. BROWN

Descoberta

Ao solicitar uma conversa por vídeo para comprovar que estava conversando com Musk, o golpista desconversou dizendo ""Fui eu quem desabilitou a conta. Se você não está preparada para enviar os recursos antes de ver o meu rosto, você não está pronta para retirar o seu dinheiro"

Reprodução%3A Flipar

Inteligência Artificial

A vítima contou que recursos de inteligência artificial foram utilizados pelo golpista para enganá-la, com fotos e vídeos em "tempo real". Na ação, ela pede que o X e o Telegram forneçam informações que possibilitem a identificação do estelionatário.

ESTADÃO CONTEÚDO

Quer ficar por dentro das principais notícias? Participe do nosso canal no WhatsApp!

ig

Veja mais Top Stories