A cidade de São Paulo teve um apagão geral na tarde deste sábado, 31. Os motivos aparentes são falha na retransmissão local, como explicou a Enel , responsável pela distribuição de energia, ao iG . Os trechos ficaram sem energia por cerca de duas horas e meia.
Os bairros começaram a ficar sem luz por volta das 17h30. Diversas regiões afastadas ficaram sem energia no momento do fechamento desta notícia.
No Centro e na Bela Vista , algumas das principais ruas da capital, como Avenida Paulista e Alameda Santos, ficaram sem energia elétrica.
Outros pontos como Morumbi (Zona Sul), Tucuruvi , Santana (Zona Norte) e Itaquera (Zona Leste) estão sem luz. Cidades satélites, como Guarulhos, também ficaram sem energia.
A Enel
informou ao iG
que a falta de energia é uma ocorrência do sistema de distribuição local, área alheia à Enel
. Porém, garantiram que trabalham "com manobras remotas para reduzir o número de clientes impactados das regiões Leste e Norte da área de concessão."
A empresa informou, também, não ser responsável pela área de Guarulhos.
Reestabelecimento
Após cerca de duas horas e meia sem energia , os pontos começaram a ser reestabelecidos. Perto das 20h, a Enel emitiu um comunicado à imprensa informando normalização:
"A Enel Distribuição São Paulo informa que, por volta das 20h, após a recomposição de cargas pela empresa transmissora, normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado nesta tarde. Como esclarecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), um desligamento na subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, provocou a interrupção das cargas para a Enel São Paulo, afetando principalmente a regiões Leste, Norte e Central da capital."