O Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
e o Processo Eletrônico Nacional (PEN)
sofreram um "incidente de segurança cibernética" na segunda-feira (22). O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos
informou em nota nesta quarta-feira(24) sobre o ocorrido.
O governo acionou a Polícia Federal (PF), que começou a investigação sobre possíveis causas do acidente e busca descobrir se houve ataque hacker.
O que muda com ataque hacker?
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos explicou que os pontos atingidos são essenciais para o funcionamento de processos administrativos eletrônicos em nove ministério e alguns órgãos de administração federal.
O PEN é uma iniciativa colaborativa de várias frentes governamentais e de administração pública para otimização eletrônica. A ideia principal é construir uma infraestrutura pública eletrônica para agilizar e facilitar processos e documentos.
O SEI faz parte do PEN e é uma ferramenta de gestão para documentos e processos eletrônicos que facilita a eficiência administrativa. Foi criado pelo TRF da quarta região.
As instabilidades podem significar no vazamento de informações e atrasos em processos diversos.
Ministério garante estabilidade para cidadão
Embora boa parte do gov.br esteja alinhada ao PEN, nenhuma das utilizações para o público foram afetadas, garantiu o Ministério.