Papa volta a cobrar 'cessar-fogo humanitário imediato' em Gaza

Pontifície pediu fim para o sofrimento tanto para israelenses quanto para palestinos.

Papa Francisco
Foto: Reprodução/Instagram
Papa Francisco

O papa Francisco voltou a reforçar seu apelo nesta quarta-feira (12) por um cessar-fogo "imediato" na  Faixa de Gaza e pediu fim para o sofrimento tanto para israelenses quanto para palestinos.

"Renovo meu apelo por um cessar-fogo humanitário imediato", disse o líder dos católicos do mundo durante sua audiência de quarta-feira.

"Que esse grande sofrimento para os israelenses e palestinos acabe", afirmou ele, pedindo a libertação de todos os reféns israelenses e a entrega de ajuda humanitária a Gaza.

A Coordenadora Humanitária da ONU para o Território Palestino Ocupado, Lynn Hastings, alertou também para a crise sanitária no enclave palestino. 

“Todos sabemos que o sistema de saúde está ou entrou em colapso. Temos uma fórmula clássica para epidemias e desastres de saúde pública”, disse 

Hastings disse durante uma entrevista coletiva virtual que, como “potência ocupante”, Israel é responsável por proteger a população civil palestina.

“Isso significa que eles precisam atender às necessidades básicas. Têm de garantir que haja acesso humanitário desimpedido aos necessitados”, disse ela, acrescentando que um “cessar-fogo é o único caminho a seguir”.

“O que está a acontecer no terreno não vai trazer paz e segurança nem aos palestinianos nem aos israelitas durante muitos e muitos anos, se não nas gerações vindouras.”