Lira e Pacheco estão em impasse sobre regras de votação das MPs pelo Congresso
Reprodução
Lira e Pacheco estão em impasse sobre regras de votação das MPs pelo Congresso

Na tarde desta quarta-feira (22), a reunião entre os líderes das Casas Legislativas , Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acabou em um impasse sobre o rito de tramitação das medidas provisórias (MPs).

A proposta apresentada pelo Senado de alternar a tramitação das MPs entre as Casas não foi aceita por Lira. O presidente da Câmara defende o sistema instituído durante a pandemia de Covid-19, em que todas as MPs entram no Congresso pela Câmara , sem que se forme uma comissão mista com deputados e senadores.

De maneira firme, Lira afirmou que, caso o STF restabeleça o rito constitucional ou haja um ato de força do Congresso restaurando as comissões mistas, ele não pautará mais as medidas provisórias.  Dessa forma, para avançar nas pautas previstas pela gestão, o governo teria que transformar as MPs em projetos de lei de urgência.

Após a reunião, Pacheco relatou a situação para seus interlocutores, enquanto os líderes no Senado se reunirão ainda nesta tarde para defender a instalação das comissões mistas. O governo foi informado do impasse e demonstrou preocupação com a situação.

Antes do encontro, Lira afirmou que a ideia de alternar a recepção das MPs com o Senado "não tem aval de nenhum líder da Câmara". Apesar do impasse, Lira acredita que um acordo entre as Casas pode ser alcançado. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!