Força Nacional envia 13 agentes de saúde à Terra Indígena Yanomami

Povos indígenas enfrentam uma grave crise na saúde com registro de mais 500 crianças mortas por doenças causadas pela presença de garimpeiros ilegais na região

Equipes do Ministério da Saúde realizaram atendimentos nas comunidades
Foto: Arquivo Pessoal/Júnior Hekurari
Equipes do Ministério da Saúde realizaram atendimentos nas comunidades

O Ministério da Saúde informou que está prestes a enviar 13 agentes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para Boa Vista (RR), nesta segunda-feira (23), para aumentar o atendimento ao povo indígena Yanomami.

A terra indígena Yanomami enfrenta uma crise na saúde causada pela presença de garimpeiros ilegais em seu território

Os povos originários contam com mais 3 70 aldeias dispersas em quase 10 milhões de hectares . A TI se estende por Roraima e o território dos Yanomami divide fronteira com a Venezuela e pelo estado do Amazonas. 

Segundo o ministério da Saúde, pelo menos 570 crianças morreram por contaminação por mercúrio, desnutrição e fome nos últimos anos. As causas da morte são, na maioria, por desnutrição, pneumonia e diarreia. Os 13 agentes seguirão para um hospital de campanha na região.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.