Jair Bolsonaro ficou irritado durante a diplomação de Lula
Isac Nóbrega/PR - 26.11.2022
Jair Bolsonaro ficou irritado durante a diplomação de Lula

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem o aval da revisão dos processos de renovação das concessões das emissoras Globo, Band e Record e pode renovar as concessões este ano.

O despache dos processos autoriza o Congresso  a renovar as concessões. Bolsonaro pode assinar o documento antes do presidente eleito  Lula (PT) . O processo de uma TVs locais do SBT já foi assinado e encaminhado ao Congresso.

São necessários votos de 3/5 do Congresso para a concessão de uma emissora de TV não ser renovada . Atualmente, a casa não tem esse número de votos para votar contra uma emissora.

As concessões para exploração de canais de televisão abertos duram 15 anos no Brasil. A detentora da outorga solicita sua renovação ao Ministério das Comunicações, que encaminha parecer ao Palácio do Planalto (presidência). O presidente envia seu parecer ao Congresso, que vota sobre a renovação ou não em Plenário. 

Nesta semana, o governo encaminhou ao Legislativo a concessão do SBT do Rio de Janeiro. A portaria do Ministério das Comunicações foi assinada pelo substituto de Fábio Faria no Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, secretário de Radiodifusão.

Fábio Faria é casado com Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, empresário dono do SBT. Ao assumir o Ministério das Comunicações, Faria disse que não assinaria atos relacionados à emissora do sogro.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!