Inclusão do Dia de Finados no calendário Católico foi sugestão de Santo Odilon, Abade de Cluny
Reprodução
Inclusão do Dia de Finados no calendário Católico foi sugestão de Santo Odilon, Abade de Cluny

O Dia de Finados é uma data celebrada em 02 de novembro após a comemoração da festa de 'Todos os Santos' da Igreja Católica . Porém, raros são os relatos para entender as origens das datas  celebradas tão próximas uma da outra. O dia de 'Todos os Santos' é uma festa celebrada dia 1º de novembro , onde há festejos para homenagear os santos da igreja que perderam sua vida pelo cristanismo. 

A razão para celebração de Finados ocorrer posteriormente a festa do Dia de Todos os Santos deveu-se principalmente pelo desejo de homenagear o 'grande número de mártires', que deram suas vidas pela fé durante a perseguição do imperador Diocleciano (284-305 d.C.), que é registrada como a pior perseguição de cristãos na história da igreja.

O 'Dia de Finados' é um dia sagrado aos cristão para honrar a memória os mortos, especificamente. No cristianismo, a data foi 'legalizada' em 313 d.C. durante o reinado de Constantino , na Idade Média, ter sido sugerida pelo abade Odilon de Cluny , que nasceu na região de Saône-et-Loire, na França. 

A abadia de Odilon Cluny era uma das mais ricas da França, isso contribuiu para que costume se espalhasse para as outras casas da ordem Cluniaca, que se tornou a maior e mais extensa rede de mosteiros da Europa. A celebração logo foi adotada em várias dioceses da França e se espalhou por toda a Igreja Ocidental, mas só foi aceita em Roma no século XIV

Biógrafos do Santo Abade Odilon de Cluny o descrevem com “magro e pálido, cabelos escuros; mas seus olhos tinham um brilho prodigioso, quase terrível. O som de sua voz vibrava como um sino longínquo chamando os fiéis à oração. Suas palavras eram ao mesmo tempo doces e fortes e penetravam os corações”.

Odilon de Cluny parecia ser um homem 'doce e compassivo' segundo relatos sobre sua vida. Porém "odiava a adulação e a mentira" , e ainda segundo bioágrafos, chegava a castigar severamente os "falsos irmãos" .

“Tinha, como diz um poeta, o desprezo do desprezo, o ódio do ódio, e o amor do amor”, como cita Plinio Maria Solimeo, em um artigo publicado no portal Catolocismo sobre o Odilon de Cluny.  

Dia de todos os Santos celebrado no mundo ocidental dia 1o de novembro e Dia de Finados dia 02
Domínio Público
Dia de todos os Santos celebrado no mundo ocidental dia 1o de novembro e Dia de Finados dia 02

A Igreja sempre encorajou a oferta de orações dos fiéis às 'almas do Purgatório' e via até mesmo uma oportunidade de empregar orações  na Terra para ajudar a conduzir essas almas à sua recompensa eterna – a Visão Beatífica, a gloriosa visão de Deus.

Dia Del Muertos, famosa celebração do dia de Finados no México
Reprodução Redes Sociais
Dia Del Muertos, famosa celebração do dia de Finados no México

Muitos acreditam que há uma conexão pagã com a festa de Todos os Santos e talvez essa afirmação seja o motivo celebração do Dia de Finados ser posterior à festa de Todos os Santos. 

Dia dos Muertos no México

Ao longo dos tempos, costumes diferentes se adptaram em torno da festa de Finados, inclusive em países como o México, onde os parentes dos falecidos fazem guirlandas, se pintam com caveiras e colocam flores de papel no túmulo do falecido na manhã de Finados.

As famílias normalmente passam o dia inteiro no cemitério, onde a missa é celebrada e orações e bênçãos especiais e muita festa. Este dia é conhecido como “Dia de los Muertos”, ou Dia dos Mortos é mantido como parte da tradição sagrada do México e é uma ocasião mundialmente famoso, onde atrai também muitos turistas. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!