As fortes chuvas que atingiram Minas Gerais desde ontem causaram prejuízos nos distritos de Amarantina, Cachoeira do Campo e Antônio Pereira, em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais.
Durante a tarde e a noite, choveu o equivalente a 200mm na região. O volume de água nas mais de três horas de chuva fez com que o Rio Maracujá, que passa pela cidade transbordasse. Segundo informações da Rádio CBN local, a água acumulada chegou a 1,5m de altura.
"A Prefeitura Municipal de Ouro Preto está prestando apoio à população atingida pelas fortes chuvas da tarde de hoje, 18 de outubro. Uma tromba d’água atingiu a região de Cachoeira do Campo e, em pouco tempo, foram registrados aproximadamente 200mm de chuva", publicou a prefeitura nas redes sociais ainda durante a noite.
A Defesa Civil, que trabalha nos locais desde a madrugada, ainda não divulgou o número total de desabrigados. Desde as primeiras horas da manhã, a prefeitura providencia abrigos em uma escola municipal e cobertores para as famílias afetadas.
Em Amarantina, a situação é considerada crítica e os moradores ficaram ilhados. O Corpo de Bombeiros registrou chamados de pessoas que precisaram subir em muros para escapar da água. Um morador ficou preso dentro da própria casa com água até o pescoço, segundo O Tempo.
Pelas redes sociais, moradores relataram terem visto uma casa ser arrastada pela água da chuva em Cachoeira do Campo. A Prefeitura prometeu enviar uma equipe de vigilância e infectologia para acompanhar "possíveis contaminações relacionadas a enchente".
Belo Horizonte
Na capital mineira, ruas foram bloqueadas por causa do risco de transbordamento dos córregos. As regiões oeste, noroeste e nordeste registraram pontos de alagamento.