Prouni
Agência Brasil
Prouni

RIO - O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira que abre as inscrições para as bolsas de estudos remanescentes do primeiro semestre de 2021 do Prouni em 3 de maio. A partir desse ano, a pasta decidiu usar as notas do Enem como critério.

Até então, as vagas remanescentes do Prouni eram preenchidas por ordem do horário da conclusão da inscrição.

O Prouni do primeiro semestre de 2021 foi realizado antes da última edição do Enem. Então, apenas os participantes do exame de 2019 puderam concorrer às vagas. Quem fez a prova de 2020 poderá tentar um lugar agora, entre as bolsas que sobraram, e no segundo semestre de 2021.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na página do Prouni a partir do dia 3 e até as 23h59 do dia 04 de maio. O resultado será divulgado em 7 de maio, também na página do Prouni.

A classificação dos inscritos para a seleção de agora considerará a média aritmética simples das notas obtidas nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que são a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e a prova de redação.

O candidato será classificado, na ordem decrescente da pontuação obtida no Enem, na opção de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino para o qual se inscreveu, observado o limite de bolsas do Prouni disponíveis em cada período de inscrição.

Você viu?

Segundo o MEC, outra novidade desta edição é que poderão se inscrever os estudantes que fizeram qualquer o Enem em qualquer uma das edições do Enem a partir de 2010. As bolsas remanescentes ofertadas são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o primeiro semestre de 2021.

O critério mínimo exigido de desempenho no Enem é para que os candidatos tenham obtido 450 pontos no conjunto de provas do exame e nota superior a zero na redação. Além do desempenho no Enem, os candidatos devem observar os critérios socioeconômicos, já que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais,que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade,em instituições privadas de ensino. O MEC não divulgou quantas bolsas estão disponíveis neste processo de seleção.

Cronograma

Dias 3 e 4 de maio– Período de inscrição;

Dia7 de maio- Resultado;

De 10 a 13 de maio– Entrega da documentação que comprove as informações declaradas na inscrição.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!