null
EPA
undefined


Ao menos 30 pacientes com Covid-19 morreram na fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva ( UTIno estado de São Paulo até esta terça-feira (9), de acordo com levantamento feito pelo G1. As mortes de pacientes que aguardavam liberação de leitos intensivos ocorreram em cidades da Grande São Paulo e no interior do estado.

A média diária de mortes por Covid-19 no estado bateu o recorde pelo segundo dia seguido, com 298 óbitos por dia. A taxa de ocupação de UTIs, de 82%, também foi a maior de toda a pandemia. O total de pacientes internados em leitos intensivos e de enfermaria também se superou e chegou a 20,3 mil pessoas.

Nesta terça, São Paulo teve o maior número de mortes por Covid-19 em 24h desde o início da pandemia. Foram 517 mortes, além de 16.058 novos casos confirmados da doença.

Leia também

Na maioria das mortes na fila, as prefeituras ou os hospitais disseram que vagas de UTI foram solicitadas através do Cross, o sistema estadual de regulação de leitos, mas os pedidos não foram atendidos – por indisponibilidade de vagas ou por impossibilidade de fazer a transferência de pacientes em estado grave.

A Secretaria da Saúde disse, em nota, que não negou leitos e que as transferências não ocorreram porque os pacientes não puderam ser removidos com segurança devido a instabilidade do quadro de saúde.

Seis cidades da Grande São Paulo já têm 100% dos leitos de UTI ocupados com pacientes de covid-19. A situação mais grave é a de Taboão da Serra, onde 11 pessoas morreram desde sexta-feira (5) à espera de vagas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!