Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, concede entrevista coletiva
Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, concede entrevista coletiva


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reconheceu, nesta segunda-feira (25), que um terço de seu partido deverá rechaçar sua recomendação e votar em Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, para a presidência da Casa.

Em coletiva de imprensa, Maia foi indagado sobre o encontro, nesta segunda, de Lira com ACM Neto, presidente nacional do DEM, na Bahia. Oficialmente o partido de Maia apoia a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP).

"Dois terços do partido votarão no Baleia Rossi. Pelas minhas contas, de 20 a 22 deputados do DEM", disse Maia, reconhecendo, portanto, que Lira terá o apoio de entre 8 e 10 deputados da própria legenda.

O racha no partido começou após Maia desistir de lançar o nome de Elmar Nascimento (DEM-BA), que, a aliados, reclamou que Maia não teria se empenhado em sua candidatura.

O atual presidente da Câmara minimizou, contudo, o encontro de Lira com o presidente nacional do DEM.

"Falei com o ACM Neto. Ele vai dizer ao Arthur Lira que o partido apoia a candidatura do Baleia Rossi. Não tem nada demais", disse, afirmando que o Planalto tem atuado para dividir os partidos que não apoiam Lira.

Maia disse acreditar que haverá necessidade de segundo turno para a eleição à presidência da Câmara , por conta da candidatura de Fábio Ramalho (MDB-MG), terceira via que deverá, nas contas do presidente da Câmara, angariar cerca de 50 votos. Na projeção de Maia, o aliado Baleia terá mais votos que Lira no primeiro turno.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!