Fumaça proveniente dos incêndios no Pantanal já atingem São Paulo
Reprodução
Fumaça proveniente dos incêndios no Pantanal já atingem São Paulo

RIO - As queimadas que consomem a vegetação do Pantanal há um mês podem impactar o Rio de Janeiro a partir deste sábado. Isso porque a fumaça das chamas no centro-oeste do Brasil pode ser transportada para a região sudeste, chegando ao estado fluminense, de acordo com a MetSul Meteorologia. A chegada de uma frente fria com precipitações pode causar, ainda, a "chuva preta".

A previsão é de que a fumaça chegue ao Rio transportada pelo corredor de umidade vindo da Amazônia, passando pelo Pantanal e atingindo também São Paulo e o sul de Minas Gerais. Já as possíveis alterações no cenário ocorrem devido ao encontro com a frente fria que se aproxima, e derruba as temperaturas a partir deste domingo. Já no início da tarde é possível ter chuva no Rio, de acordo com o Climatempo.

A preciptação combinada à fumaça que dá origem à água de tons mais escuros, como aconteceu em estados do sul do país nesta semana. Isso ocorre a partir da união da fuligem ou do chamado carbono negro (soot) vindos da queima que, suspenso na atmosfera, à chuva, segundo a MetSul Meteorologia.

Você viu?

Outro efeito da fumaça da queimada no Rio de Janeiro é a possibilidade do céu ficar mais escuro. Isto pode acontecer uma vez que as nuvens carregadas pela chuva se misturam com a fumaça. O fenômeno não será como o ocorrido em cidades da Califórnia, como São Francisco, em que o céu ficou encoberto e com tonalidade laranja. Este tom surge quando há o encontro com um nevoeiro costeiro. Como a tendência é que a fumaça perca força antes de atingir o litoral, o efeito não deve ocorrer.

O tempo nos próximos dias

De acordo com o Climatempo, a previsão é de que o tempo mude no Rio a partir da tarde deste sábado. O dia começou com o sol encoberto em alguns pontos. Já no início da tarde pode haver pancadas de chuva, se estendendo até a noite. Já as temperaturas permanecem altas, com máxima de 36 graus e mínima de 21 graus.

A partir deste domingo o tempo muda totalmente. A temperatura tem forte queda, variando entre 18 graus e 24 graus. A chuva ganha força e permanece ao longo de todo o dia. A segunda-feira será mais chuvosa e mais fria. A temperatura vai ficar entre a máxima de 22 e a mínima de 17 graus. Já a chuva ganha força e marca presença ao longo de todo o dia.

Na terça-feira, a temperatura se mantém baixa, com máxima de 22 graus e mínima de 16 graus. As chuvas tendem a diminuir, mas não vão embora e permanecem durante todo o dia. O sol volta a aparece na quarta-feira, ainda de maneira tímida encoberto pelas nuvens. As chuvas podem aparecer a qualquer hora. A temperatura sobe um pouco, com máxima de 25 graus e mínima de 17 graus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!