Mapa aponta em quais fases de flexibilização cada região está
Reprodução/Governo de SP
Mapa aponta em quais fases de flexibilização cada região está

Reunidos no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), os prefeitos das nove cidades que compõe a região decidiram começar a flexibilizar a quarentena nesses municípios. Pelo plano de relaxamento apresentado na semana passada pelo governo do estado, as cidades ainda não estariam aptas a promover a reabertura de algumas atividades econômicas, sendo classificadas na primeira fase da quarentena – vermelha.

De acordo com o planejamento do governo estadual, as cidades podem reabrir gradualmente o comércio e outras atividades, reduzindo o isolamento social, seguindo uma classificação de cinco níveis. As medições - com as cores vermelha, laranja, amarela e verde - vão desde o isolamento completo até o fim das restrições, de acordo com critérios que avaliam desde o estágio de transmissão do coronavírus no município até a disponibilidade de leitos em hospital.

Leia mais: Dados incorretos basearam estudo negativo sobre cloroquina, diz jornal

Os prefeitos da região da Baixada Santista, no entanto, contestam a avaliação do governo de São Paulo de que as nove cidades da região não estão prontas para começar a flexibilizar a quarentena. “Desde a semana passada nós estamos demonstrando para o governo do estado que a Baixada Santista se encontra na fase laranja desse plano através de números, da ciência exata que é a matemática, não por meio de avaliações políticas ou 'achismo' dos prefeitos”, enfatizou o prefeito de Santos e presidente do Condesb, Paulo Alexandre Barbosa, após a reunião.

Você viu?

Assim, os prefeitos de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente pretendem começar a retomar as atividades econômicas dentro de um planejamento municipal . Nessa etapa, poderão funcionar com restrições e medidas de higiene, além dos serviços considerados essenciais, centros comerciais, comércio varejista, escritórios, concessionárias de veículos e serviços imobiliários.

A capital paulista se encontra atualmente nessa fase, e tem recebido as propostas das associações empresariais para estabelecer os protocolos de reabertura, de forma a reduzir os riscos para trabalhadores e clientes. Os diferentes setores serão autorizados a reabrir à medida que esses planos forem aprovados.

Ontem (3), o governo estadual anunciou que a intenção era reavaliar a classificação da Baixada Santista e do Vale do Ribeira na próxima terça-feira (9).


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!