astronauta
Reprodução Youtube SpaceX
Astronautas da missão conjunta entre Nasa e Space X chegam a estação internacional

O foguete da SpaceX atracou na Estação Espacial Internacional (ISS), em órbita da Terra desde 2011, por volta das 11h30 deste domingo (horário de Brasília). E quem está com os dois pés bem fincados na Terra poderá acompanhar a transmissão dos momentos, já que a Nasa mostra tudo por meio de seu canal no YouTube.

Dois russos e um americano esperam pelos dois veteranos astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken na estação espacial. Após quase uma década, a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, e a Nasa, a agência espacial americana,  lançaram na tarde deste sábado, às 16h22 (de Brasília), a elegante cápsula Crew Dragon, acoplada ao foguete Falcon 9, do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos), rumo a ISS.

A ancoragem deste domingo na ISS será realizada de forma autônoma pela sonda, embora Hurley e Behnken possam assumir os controles manualmente, se necessário. A dupla deve permanecer na estação espacial por pelo menos um mês e vai ajudar no dia a dia o compatriota Christopher J. Cassidy que está na ISS.

Este voo marca a transição para o transporte comercial de tripulantes em suporte às operações da estação. Trata-se aposta arriscada da Nasa, feita no governo de Barack Obama, de confiar as missões com astronautas ao setor privado. Para a SpaceX este o clímax de uma odisséia improvável que começou em 2002 quando Elon Musk fundou uma empresa espacial com o objetivo de viajar para Marte.

Leia ainda:  EUA vai doar US$ 6 milhões para ajudar Brasil no combate a Covid-19

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!