Leitos de UTI
Reprodução
Leitos de UTI

RIO - O estado do Rio corre contra o tempo para abrir vagas destinadas a pacientes com Covid-19 . Enquanto o número de casos notificados cresce, aumenta também a fila de espera por leitos de UTI: já são 326 pacientes nessa situação, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde (SES).

Com exceção do Hospital Regional Zilda Arns , em Volta Redonda, todos os outros leitos da rede estadual destinados para o tratamento do novo coronavírus já estão ocupados. Para evitar o colapso, o estado aposta nos hospitais de campanha : a unidade montada no Leblon, que foi inaugurada no sábado, já contava com 17 pacientes internados em UTIs até o início desta tarde.

Leia mais: Corpos acumulados são retirados de hospital em Duque de Caxias

Montado em um terreno próximo ao 23° BPM (Leblon), o Hospital de Campanha Lagoa-Barra foi aberto com 30 leitos, sendo 10 de UTI e 20 de enfermaria. Até o fim desta segunda-feira, haverá uma ampliação para 30 leitos de UTI, segundo a SES. A expectativa é que o espaço ofereça, ao todo, 200 leitos, sendo 100 de UTI.O próximo hospital de campanha a ser inaugurado deverá ser o do Maracanã, que terá 400 leitos, sendo 80 de UTI. O equipamento deve começar a receber pacientes nos primeiros dias de maio, segundo previsão da Secretaria estadual de Saúde.

Ocupação no limite

Considerando todas as unidades da rede estadual, a taxa de ocupação é de 71% em leitos de enfermaria e 83% em leitos de UTI. Há pouco mais de duas semanas, as taxas eram de 41% e 63%, respectivamente, de acordo com dados da Secretaria estadual de Saúde. Ao todo, 2.235 pacientes estão internados na rede estadual. Desses, 326 suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para UTIs, que podem ser regulados para as diferentes redes, seja ela municipal, estadual ou federal.

Até a tarde desta segunda-feira, 936 pacientes estavam internados na capital, em unidades das três esferas, por suspeita ou confirmação da Covid, sendo 313 em UTI. Na rede estadual, a única unidade que ainda tem leitos disponíveis é o Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, cujas taxas de ocupação são de 78% na enfermaria e 77% na UTI.

De acordo com a SES, já foram abertos 521 novos leitos exclusivos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados da Covid em todo o estado do Rio de Janeiro. Desse total, 256 são UTIs e 265 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 137 leitos para o tratamento da Covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!