O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, detalhou em coletiva de imprensa realizada na tarde deste sábado (18) o decreto sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade que será publicado na segunda-feira (20).
Os equipamentos deverão ser usados em todos espaços públicos da capital, como ruas, praças e prédios; em deslocamentos no transporte coletivo público e privado; e em estabelecimentos comerciais como mercados e farmácias.
Hospitais lotados e corpos em contêiner: 4 capitais beiram colapso por Covid-19
— As máscaras podem ser de fabricação caseira, de algodão. Não precisam ser as profissionais, estas devem ficar para os profissionais de saúde — afirmou o prefeito.
Na sexta-feira, Crivella reforçou o pedido para que a população evite aglomerações e que não saia de casa. Mas caso precise sair, o prefeito deixou claro que será necessário o uso das máscaras.
Você realmente sabe se prevenir da Covid-19? Faça o teste!
Para os trabalhadores dos serviços essenciais, como mercados, os estabelecimentos serão obrigados a fornecer a proteção aos funcionários.
— Todas pessoas que saírem às ruas serão obrigadas a userem a máscara. Ela é fundamental. E para dar exemplo, todos os servidores, dos secretários aos garis, serão obrigados a usarem. Além disso, nos próximos dias vamos distribuir mais de um milhão e oitocentos mil máscaras nas ruas. Não são máscaras cirúrgicas, são simples, mas que podem usar. Além disso, os empresários terão que dar máscaras para seus funcionários — determinou.