Dr.Atila Iamarino
Reprodução/TV Cultura
Dr.Atila Iamarino é biólogo, pesquisador e comunicador científico

O biólogo e pesquisador Dr.Atila Iamarino foi convidado no Roda Viva da última segunda-feira (30), onde respondeu sobre características do novo coronavírus, medidas de contenção e quais serão os próximos passos. O trecho específico em que o cientista fala sobre o isolamento vertical proposto pelo presidente Jair Bolsonaro viralizou no Twitter. 

LEIA MAIS: Isolamento vertical pode causar 12x mais mortes no Brasil

“A proposta do isolamento vertical , até agora, não foi formalizada. É uma opinião publicada em jornais ou outras mídias, o que não é um problema, mas também não é um estudo sobre o qual dá para se basear”, afirmou Iamarino. “Quando falamos sobre os dados da Imperial College, são estimativas com números, condições e liminares que a gente tem que ter para garantir que está tudo funcionando”.

A Imperial College, de Londres, publicou um estudo demonstrando vários cenários de isolamento e contenção para a Covid-19 no Brasil. O modelo de isolamento vertical (onde apenas idosos e pessoas do grupo de risco são isoladas) poderia causar mais de 500 mil mortes no Brasil, segundo a instituição.

O pesquisador continua: “A proposta do isolamento vertical, que visa isolar apenas a camada mais vulnerável da população, não foi formalizada. Então, eu não acho que cabe discuti-la, pois não é uma proposta científica. Quando for, poderemos ver quais são as condições”.

Atila também explica que estudar este tipo de isolamento precisaria de muitos testes. “Se não temos testes, isso não deveria estar nem em nosso radar daqui pra frente”, finaliza o pesquisador. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!