Protesto contra novo Código Florestal terminou em confusão e pancadaria no Senado

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afastou o policial legislativo que usou arma de choque em um estudante , hoje (8), durante manifestação na Casa. Os estudantes protestavam contra o novo Código Florestal quando entraram em confronto com a Polícia Legislativa. Em nota, o presidente do Senado disse que também pediu a apuração, em 15 dias, do que considerou “lamentáveis acontecimentos”.

Leia também: Estudante que protestou contra Código Florestal é indiciado

Policial do Senado usa arma de choque em estudante da UnB que protestou contra o Código Florestal
Agência Senado
Policial do Senado usa arma de choque em estudante da UnB que protestou contra o Código Florestal
“O policial legislativo envolvido no episódio que resultou na imobilização de um manifestante foi afastado das suas funções, por determinação do presidente, até que a investigação seja concluída”, diz a nota divulgada pelo Senado Federal.

O estudante de geologia da UnB Raphael Pinheiro da Rocha foi arrastado por quatro policiais por cerca de 20 metro e levou um tiro de taser (arma paralisante) ao tentar reagir. Ele foi conduzido para a Delegacia da Polícia Legislativa, onde prestou depoimento acompanhado da senadora Marinor Brito (PSOL-PA), da Comissão de Agricultura, onde ocorria a votação do novo código.

O diretor da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, disse mais cedo que, em depoimento dado na presença do pai, o estudante reconheceu que simulou o desmaio. Na proximidade do elevador que dá acesso à delegacia, Raphael “tentou desvencilhar-se com chutes” dos policiais e levou o tiro de pistola paralisante.

Também em nota, a Polícia Legislativa alegou que os manifestantes tentaram obstruir o acesso ao plenário 3 do Senado para inviabilizar a votação do projeto e hostilizaram os senadores que saíam da sala. A nota diz ainda que Raphael foi assessorado por dois advogados ao prestar depoimento. Ele será indiciado por resistir à prisão.

Estudante da UnB é contido por policiais do Senado, durante protesto contra o novo Código Florestal
AE
Estudante da UnB é contido por policiais do Senado, durante protesto contra o novo Código Florestal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.