Bolsonaro durante entrevista coletiva
Carolina Antunes/PR - 30.7.19
Bolsonaro durante entrevista coletiva


BRASÍLIA - O presidente  Jair Bolsonaro sinalizou, neste sábado, que ainda não se decidiu pelo novoprocurador-geral da República . Ele afirmou que não se trata de uma escolha fácil e que procura alguém que "ajude o Brasil a ir para frente". Bolsonaro também voltou a dizer que pode fazer o anúncio na próxima sexta-feira , dia 16.

Leia também: Gilmar Mendes diz que PGR perdeu credibilidade e que Bolsonaro pode ajudar

"Talvez sexta-feira (saia a escolha). Não é fácil, não é fácil", disse o presidente. "Estamos trabalhando na PGR , uma tremenda responsabilidade. Quero um PGR que ajude o Brasil a ir para frente."

O presidente criticou a atuação do  Ministério Público  (MP) e interferência de procuradores no processo de escolha do novo procurador-geral da República. Ele defendeu que o órgão deve se ater ao que está previsto na legislação.

 "Uma decisão de alguém do MP esses dias decidiu interferir no corte de cabelo em Colégio Militar. Tanta escola pública que está uma bagunça, vai se meter aqui em Colégio Militar?", questionou, repetindo que procura um chefe do MP que não seja "xiita" na questão ambiental. "O MP tem que cuidar pelo fiel cumprimento da lei."

Leia também: Bolsonaro adia decisão sobre PGR para a próxima sexta: "Tem uns 80 no páreo"

Ao ser questionado se seguirá a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República ( ANPR ), Bolsonaro desconversou dizendo que respeitará a Constituição. Embora não seja obrigatória, a escolha de um dos três nomes enviados pela ANPR é a praxe desde 2003, no governo Lula.

Apontado como o mais cotado por Bolsonaro para o posto, o subprocurador geral Augusto Aras , não está entre os três indicados.

Leia também: Gilmar Mendes diz que PGR perdeu credibilidade e que Bolsonaro pode ajudar

"Não, eu não... Eu vou respeitar a constituição", respondeu Bolsonaro.


Os integrantes da lista tríplice neste ano são Mário Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Blal Dalloul. Entidades de classe têm percorrido gabinetes de senadores pressionando para que eles rejeitem uma eventual escolha que não venha da lista da ANPR.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!