PT usa Fernando Haddad para representar Lula, enquanto ele está preso e impedido de fazer campanha por si
Divulgação
PT usa Fernando Haddad para representar Lula, enquanto ele está preso e impedido de fazer campanha por si

Apesar de Fernando Haddad estar sendo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), como o candidato à vice-presidência da legenda, numa chapa junto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há chances do ex-prefeito de São Paulo encabeçar a disputa petista – no caso de Lula ser impedido de ser candidato.

Leia também: Haddad reconhece "situação muito difícil" e diz que não vê Lula como "oráculo"

Porém, se passar a ser oficialmente o novo candidato petista,  Fernando Haddad  não terá direito de usar o dinheiro arrecadado na 'vaquinha virtual' feita pelo PT, para a campanha do ex-presidente Lula. O montante, que superou os R$ 500 mil só poderá ser usado se Lula for o candidato da legenda.

Afinal, segundo o TSE, todas as 'vaquinhas virtuais' promovidas por partidos para arrecadação de dinheiro para financiar campanhas políticas para as eleições 2018 só podem ser usadas pelo próprio candidato indicado na promoção da 'vaquinha'.

Ou seja, se Lula não puder ser candidato e o PT tiver que colocar outra pessoa para encabeçar a sua chapa – seja o Haddad ou não –, registrando essa outra candidatura no TSE até a próxima quarta-feira (15), prazo para os registros de candidaturas no tribunal, o dinheiro arrecadado em prol de Lula terá que ser devolvido aos doadores. Essa é a regra.

Leia também: Em evento paralelo, Haddad ataca PSDB e fala em censura a Lula no debate da Band

Isso também é o que ocorreria com a arrecadação feira por Manuela d'Ávila (PCdoB), considerada 'plano B' para ser vice na chapa petista. Isso é o que diz o jornal  O Estado de S.Paulo , neste sábado (11).

Sem Lula nem Fernando Haddad, dinheiro é do PT

Se o partido decidir que, sem Lula, ninguém será candidato, e a sua candidatura for barrada mais tarde, o dinheiro é do PT
Lula Marques/Agência PT
Se o partido decidir que, sem Lula, ninguém será candidato, e a sua candidatura for barrada mais tarde, o dinheiro é do PT

Agora, se a candidatura de Lula for efetivamente registrada no TSE e barrada posteriormente, o dinheiro que não for gasto pelo partido até a data da decisão pelo indeferimento será revertido ao próprio partido, ao fim da campanha eleitoral.

Leia também: Quinta Turma do STJ nega recurso de Lula para suspender prisão

Assim, se a campanha for encerrada, não houver plano B viável, nem  Fernando Haddad , e houver sobrar financeiras decorrentes das doações, todo o dinheiro que sobrar dos R$ 500 mil doados ao PT serão destinados à receita da própria legenda, enriquecendo um pouco mais o Partido dos Trabalhadores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!