Helton Yomura (PTB), ex-ministro trabalho
Agência Brasil
Helton Yomura (PTB), ex-ministro trabalho

Afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Helton Yomura, ministro do Trabalho, decidiu pedir demissão do cargo nesta quinta-feira (5). Ele é suspeito de favorecer esquemas corruptos de seu partido, o PTB, em sua curta passagem pelo ministério. Em seu lugar, Eliseu Padilha assumirá o cargo, acumulando as funções de ministro da Casa Civil e do Trabalho.

Leia também: Ex-jogador e senador, Romário tem carros e lancha apreendidos pela Justiça

Em nota à imprensa, o Palácio do Planalto informou que Michel Temer (MDB) recebeu e aceitou o pedido de exoneração do ministro do Trabalho . "O presidente agradeceu sua dedicação à frente da pasta", diz a nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Um dos alvos da operação Registro Espúrio, deflagrada nesta quinta (5) pela Polícia Federal (PF), o ministro Helton Yomura  prestou depoimento na superintendência do órgão, em Brasília, acompanhado por seu advogado, e depôs por cerca de uma hora.

O depoimento foi tenso, e, em dado momento, o ex-ministro, que manteve silêncio durante o interrogatório, se negou a revelar a senha de seu celular aos policiais. Os investigadores suspeitam que, na gestão de Yomura, quem realmente dava as cartas no ministério eram Roberto Jefferson, presidente do PTB, e Cristiane Brasil, filha de Jefferson impedida judicialmente de assumir a pasta.

Leia também: Pré-candidato ao Senado, Datena diz que pode desistir de concorrer

Deflagrada no dia 30 de maio para apurar a suspeita de fraudes no registro de sindicatos junto ao Ministério do Trabalho, a Operação Registro Espúrio deixou o Ministério temporariamente sem comando. A pedido da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou o afastamento de Yomura. 

Após escândalo com ministro do Trabalho, Jefferson desiste da pasta

Uma das condições para que o PTB apoiasse o impeachment de Dilma Rousseff (PT) era que a legenda ficasse com o ministério do Trabalho. Michel Temer acatou o pedido, mas, após uma série de controvérsias, que resultaram no afastamento do ministro Helton Yomura da pasta pelo Supremo Tribunal Federal, o partido comandado por Roberto Jefferson comunicou ao Planalto que abre mão do ministério, deixando seu futuro à disposição de Temer.

Após deflagrado o escândalo, PTB e Jefferson assinaram uma nota sobre o tema. "Pessoalmente, insisto: não participei de qualquer esquema espúrio no Ministério do Trabalho. E acrescento que minha colaboração restringiu-se a apoio político ao governo para que o partido comandasse a pasta", escreveu o líder da legenda sobre a saída do ministro do Trabalho .

* Com informações da Agência Brasil

Leia também: PF cumpre mandados de prisão na sede da Philips em nova fase da Lava Jato

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!