Ernesto Geisel, presidente durante a ditadura militar , durante jantar oferecido ao Presidente dos EUA Jimmy Carter
Reprodução/ National Archives and Records Administration
Ernesto Geisel, presidente durante a ditadura militar , durante jantar oferecido ao Presidente dos EUA Jimmy Carter

O Ministério das Relações Exteriores vai pedir ao governo dos Estados Unidos a liberação dos documentos sobre a ditadura militar no Brasil que foram produzidos pela Agência Central de Inteligência (CIA, sigla em inglês).

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, instruiu a embaixada brasileira em Washington, nos EUA, a solicitar a liberação completa dos registros sobre a ditadura  militar . A medida é em resposta à solicitação do Instituto Vladimir Herzog, que enviou uma carta na última sexta-feira (11) ao Itamaraty pedindo ao governo federal a liberação dos documentos que registram a participação de agentes do Estado brasileiro em ações de tortura ou assassinato de opositores do regime.

O pedido se dá após a revelação de papéis que afirmam que o ditador Ernesto Geisel, um dos militares que presidiu o país durante a ditadura, sabia e aprovava os assassinatos de opositores do regime.

O jornalista Vladmir Herzog, pai de Ivo, foi uma das muitas vítimas do governo militar brasileiro. O próprio ministro Aloysio Nunes, também, passou à clandestinidade nos “anos de chumbo” por sua atuação contrária ao regime ditatorial.

“A família Herzog vem a vossa senhora solicitar manifestação do Ministério de Estado das Relações Exteriores solicitando ao governo norte americano a liberação completa dos registros realizados pela CIA que documentam a participação dos agentes do Estado brasileiro em operações para torturarem ou assassinarem cidadãos brasileiros”, diz um trecho da carta.

“O senhor, assim como a nossa família, sabe o que foi o terror e a violência promovida pela ditadura brasileira. Uma nação precisa conhecer sua história para prevenir que os erros do passado se repitam”, conclui o documento.

Você viu?

Documento estarrecedor

O documento secreto liberado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos  revela que o ex-presidente Ernesto Geisel  aprovou a continuidade das “execuções sumárias” dos adversários do regime militar, referidos como “subversivos” e “terroristas”.

Além de permitir os assassinatos, ele orientou a centralização das ações no Palácio do Planalto através do Serviço Nacional de Informações (SNI).

Segundo o documento assinado pelo então Diretor de Inteligência da CIA, William Egan Colbim, encaminhado ao Secretário de Estado, Henry Kissinger, o então recém-empossado presidente Ernesto  Geisel  (1974-1979) decidiu “continuar as execuções sumárias de adversários” da ditadura no Brasil.

Leia também: “Quem nunca deu tapa no filho e se arrependeu?”, diz Bolsonaro sobre Geisel

Geisel ainda teria orientado o então chefe do SNI, João Baptista Figueiredo, que o substituiria no poder da ditadura militar em 1979, a autorizar pessoalmente os assassinatos, levados a cabo pelo Centro de Inteligência do Exército (CIE). Com isso, o militar assumiria as execuções, trazendo os assassinatos para dentro da cúpula do Planalto.

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!