Impeachment é um processo golpista, diz Dilma após rompimento do PMDB

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Presidente da República fez primeiro discurso após seu maior aliado abandonar governo e citou intolerância da oposição

Dilma se encontra com militantes sem-teto na entrega do Minha Casa Minha Vida 3, nesta quarta
Presidência da República/Divulgação - 30.03.2016
Dilma se encontra com militantes sem-teto na entrega do Minha Casa Minha Vida 3, nesta quarta

No primeiro discurso oficial após o rompimento do PMDB com o governo federal, a presidente Dilma Rousseff voltou a chamar de tentativa de golpe a oposição tentá-la derrubar do Palácio do Planalto e afirmou que aqueles que pedem o impeachment promovem a intolerância no País.

Foi o primeiro discurso da presidente da República após o rompimento do até então maior aliado do governo federal, confirmado na tarde de terça-feira (29), em votação por aclamação do diretório nacional, em Brasília. A decisão isolou ainda mais o Palácio do Planalto, que vê a oposição inflando em um momento em que o processo do impeachment se encaminha rapidamente. 

"Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe. É esta a questão. Não adianta fingir que estamos discutindo em tese o impeahcment, porque é muito cocreto. Não adianta discutir se está previsto ou não na Constituição, porque o impeachment está. Processo de impeachment sem crime de responsabilidade é golpe."

O discurso foi feito durante a cerimônia de lançamento da terceira fase Minha Casa Minha Vida, programa de habitação popular do governo federal cujo atraso da etapa atual tem gerado críticas de movimentos sociais de grupos sem-teto.

Em tom de desafio contra a oposição e diante somente de apoiadores de grupos populares e de sua equipe de ministros, Dilma abraçou o discurso usado durante as últimas eleições, de que o PSDB acabaria com os programas sociais do governo, e foi ovacionada pelos presentes com gritos de "não vai ter golpe".

Veja os deputados que fazem parte da comissão do impeachment:

O deputado Bacelar (BA) é indicado do PTN para a comissão do impeachment.. Foto: PTN/DivulgaçãoO deputado Roberto Brito (BA) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Câmara dos DeputadosO deputado Paulo Maluf (SP) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Júlio Lopes (RJ) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Jerônimo Goergen (RS) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Aguinaldo Ribeiro (PB) é indicado do PP para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Aliel Machado (PR) é indicado do Rede para a comissão do impeachment.. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados - 09.12.15O deputado Weliton Prado (MG) é indicado do PMB para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/Facebook O deputado Silvio Costa (PE) é indicado do PTdoB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/Câmara dos DeputadosDeputado Chico Alencar (PSOL-RJ) diz que parlamentares de nove partidos querem saída de Cunha
. Foto: Agência CâmaraO deputado Evair de Melo (ES) é indicado do PV para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Ronaldo Fonseca (DF) é indicado do PROS para a comissão do impeachment.. Foto: ReproduçãoO deputado Eros Biondini (MG) é indicado do PROS para a comissão do impeachment.. Foto: DivulgaçãoA deputada Jandira Feghali (RJ) é indicada do PCdoB para a comissão do impeachment.. Foto: Agência CâmaraO deputado Marcelo Aro (MG) é indicado do PHS para a comissão do impeachment.. Foto: Câmara dos DeputadosO deputado Junior Marreca (MA) é indicado do PEN para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Eduardo Bolsonaro (SP) é indicado do PSC para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Marco Feliciano (SP) é indicado do PSC para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Jhonatan de Jesus (RR) é indicado do PRB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos DeputadosO deputado Vinicius Carvalho (SP) é indicado do PRB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados - 03.09.2015O deputado Luiz Carlos Busato (RS) é indicado do PTB para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Jovair Arantes (GO) é indicado do PTB para a comissão do impeachment.. Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados - 17.02.16O deputado Benito Gama (BA) é indicado do PTB para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Elmar Nascimento (BA) é indicado do DEM para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Rodrigo Maia (RJ) é indicado do DEM para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Mendonça Filho (PE) é indicado do DEM para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Carlos Sampaio (SP) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Paulo Abi-Ackel (MG) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasA deputada Shéridan (RR) é indicada do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Bruno Covas (SP) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.
. Foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados - 24.02.16O deputado Jutahy Junior (BA) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos Públicas O deputado Nilson Leitão (MT) é indicado do PSDB para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Alex Manente (SP) é indicado do PPS para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Marcos Montes (MG) é indicado do PSD para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Paulo Magalhães (BA) é indicado do PSD para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Júlio César (PI) é indicado do PSD para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Rogério Rosso (DF) é indicado do PSD para a comissão do impeachment.. Foto: Fotos PúblicasO deputado Valtenir Pereira (MT) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados - 28.05.15O deputado João Marcelo (MA) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados - 20.08.15O deputado Leonardo Quintão (MG) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos DeputadosO deputado Washington Reis (RJ) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Alexandra Martins/ Câmara dos Deputados - 09.05.2012 O deputado Leonardo Picciani (RJ) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil - 16.2.16O deputado Osmar Terra (RS) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados - 07.05.14O deputado Mauro Mariani (SC) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Luis Macedo/ Câmara dos Deputados - 12.11.13O deputado Lúcio Vieira Lima (BA) é indicado do PMDB para a comissão do impeachment.. Foto: Lúcio Bernardo Junior/ Câmara dos Deputados - 24.04.13O deputado Fernando Franscischini (PR) é indicado do Soliedariedade para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/Facebook O deputado Paulinho da Força (SP) é indicado do Soliedariedade para a comissão do impeachment.. Foto: AbrA deputada Zenaide Maia (RN) é indicado do PR para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima / Câmara dos DeputadosO deputado Maurício Quintella (MG) é indicado do PR para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados - 09.03.16O deputado Édio Lopes (RR) é indicado do PR para a comissão do impeachment.. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - 23.02.16O deputado José Rocha (BA) é indicado do PR para a comissão do impeachment.
. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - 23.02.16O deputado Danilo Forte (CE) é indicado do PSB para a comissão do impeachment.. Foto: Valter Campanato/ABrO deputado Tadeu Alencar (CE) é indicado do PSB para a comissão do impeachment.. Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados - 24.02.15O deputado Fernando Coelho Filho (PE) é indicado do PSB para a comissão do impeachment.. Foto: Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados - 11.02.15O deputado Bebeto (BA) é indicado do PSB para a comissão do impeachment.. Foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados - 17.03.16O deputado Flavio Nogueira (PI) é indicado do PDT para a comissão do impeachment.. Foto: Reprodução/FacebookO deputado Weverton Rocha (MA) é indicado do PDT para a comissão do impeachment. Foto: ReproduçãoDeputado  Wadih Damous (RJ) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil - 06.11.15Deputado Vicente Candido (SP) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados - 16.03.16Deputado Paulo Teixeira (SP) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Arquivo/Renato AraújoDeputado José Mentor (SP) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: DivulgaçãoDeputado Henrique Fontana (RS) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil - 17.03.16Deputado Arlindo Chinaglia (SP) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados - 31.01.15Deputado Pepe Vargas (RS) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Miguel Ângelo/ CNI - 16.09.15Deputado José Geraldo (PA) é indicado do PT para a comissão do impeachment.. Foto: Charles Sholl/Futura Press - 10.12.15

"Muitos querem tirar os benefícios do Minha Casa minha Vida, que dão acesso à casa própria a milhões de brasileiros e brasileiras. Nós queremos continuar com o programa. Aqueles que acham que ele se resolve através de mecanismos de mercado esquecem da diferença social no Brasil. [O Minha Casa] é um instrumento de recuperação na economia, de recuperação de emprego. Queremos retomar seu crescimento. Sem estabilidade política, não recuperaremos aqueles que querem o legitimanente eleito vao ser responsaveis por retardar o crescimento do brasil. Mais emprego, mais crescimento e mais democracia."

No discurso nervoso, a presidente ainda destacou o que chamou de um incentivo à intolerância e a ódio no Brasil praticado pela oposição e classificou como "imperdoável" a forma como tem sido conduzido o apoio ao impeachment. "O Brasil gosta de dálogo, convívio", resumiu. 

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas