Dilma venceria Aécio e Eduardo Campos no primeiro turno, diz Datafolha

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

No cenário contra prováveis candidatos do PSDB e PSB, Dilma teria 42% contra 21% de Aécio e 15% de Campos

A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno se seus adversários fossem Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (12) no jornal Folha de S.Paulo.

Conheça a nova home do Último Segundo

Wilson Dias/ABr
A presidente Dilma Rousseff somaria 42% dos votos contra Aécio e Campos

De acordo com o levantamento, Dilma teria 42% das intenções de voto contra 21% de Aécio e 15% de Campos. Brancos e nulos somaram 16% e outros 7% dos eleitores afirmaram que não saberiam em quem votar. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Cenário: Marina se filia ao PSB com proposta para ser vice de Campos

Bastidores: Acordo entre Marina e Campos foi fechado às pressas

O Datafolha fez ainda outros três cenários: no primeiro, Dilma enfrentando a ex-senadora Marina Silva (PSB) e Aécio Neves; um segundo contra José Serra (PSDB) e Eduardo Campos e um terceiro contra Marina e Serra. Nas três possibilidades, as eleições iriam para o segundo turno.

A presidente conseguiria 39% dos votos contra 29% de Marina e 17% de Aécio; somaria 40% contra 25% de Serra e 15% de Campos; e 37% contra 28% de Marina e 20% de Serra. Brancos e nulos somariam 10%, 15% e 10%, respectivamente, não sabem, 5%, 6% e 5%.

O levantamento foi realizado após a decisão de Marina Silva de se filiar ao PSB depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro da Rede Sustentabilidade, legenda que pretende fundar. Uma vez que Marina e Eduardo Campos não vão mais disputar as eleições, a atual pesquisa não pode ser diretamente comparada com pesquisas anteriores da Datafolha, porque não há coincidência de cenários.

Nos prováveis segundos turnos, a presidente venceria qualquer um dos candidatos. Contra Eduardo Campos, Dilma teria 54% contra 28%; contra Marina Silva, Dilam teria 47% contra 41%, contra Aécio Neves, Dilma somaria 54% contra 31% e contra José Serra, venceria com 51% contra 33%.

Quanto à rejeição, José Serra possui 37%; Dilma, 27%; Campos, 25%; Aécio, 24% e Marina, 17%.

O instituto Datafolha entrevistou 2.517 eleitores em 154 municípios na sexta-feira (11). As eleições presidenciais acontecerão em 5 de outubro de 2014. Os eleitores escolherão o presidente, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas