Aprovação do governo Dilma é de 54%, mostra pesquisa

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Popularidade da presidente segue em alta, com 73,7%, segundo pesquisa da MDA; se a eleição fosse hoje, Dilma venceria no primeiro turno

A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff é de 54,2%, segundo pesquisa da MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (11). O novo índice é 2,4 pontos percentuais menor do que os 56,6% medidos em julho de 2012, última vez em que a pesquisa foi divulgada.

Se as eleições fossem hoje, Dilma teria 52,8% dos votos e venceria no primeiro turno no cenário em que disputam com ela o senador Aécio Neves(PSDB-MG) (17% dos votos), a ex-ministra Marina Silva (12,5%) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (3,7%).

Roberto Stuckert Filho/PR
Popularidade de Dilma está em alta com 73,7%

Dados da pesquisa: Se eleições fossem hoje, Dilma venceria no primeiro turno

Em 2012: Avaliação positiva do governo Dilma é de 56,6%, diz pesquisa da CNT

Ibope: Popularidade de Dilma bate novo recorde e atinge 79% 

Lista: Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundosegundo a 'Forbes'

A  margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo o levantamento encomendado pela CNT e realizado pela MDA Pesquisa, a avaliação do governo como "regular" se manteve estável com 35,6% contra 35,5% em julho de 2012. Entre os que desaprovam o governo, 9% deram avaliação negativa, contra 7% do ano passado.

Na comparação com o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 29,4% consideram que a gestão anterior melhor, contra 12% que preferem o atual mandato. 

Aprovação pessoal

A popularidade de Dilma também oscilou negativamente dentro da margem de erro, de 75,7% em 2012 para 73,7% de aprovação.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 1º e 5 de junho, em 134 municípios de 20 Estados brasileiros.

Dilma Rousseff adota discurso de candidata em festa de 34 anos do PT. Foto: Alice Vergueiro/Futura PressDilma encontra Fidel Castro em Havana (27/01/2014). Foto: APPresidente Dilma é citada como "A coragem do poder" em lista de líderes de 2013 do jornal espanhol El País. Foto: Reprodução/El PaísDilma Rousseff sobrevoa áreas atingidas pela chuva no Espírito Santo, na véspera do natal de 2013. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Dilma recebe o presidente francês François Hollande no dia 12 de dezembro de 2013, em Brasília . Foto: Agência BrasilDilma cumprimenta presidente dos EUA, Barack Obama, durante cerimônia em homenagem a Mandela em Johanesburgo. Foto: APA presidente Dilma chega ao velório de Nelson Mandela, do qual foi uma das oradoras  . Foto: ReutersDilma recebe o apoio do PSD de Kassab para 2014. Foto: Beto Nociti/Futura PressA presidente Dilma e o presidente do Uruguai José Mujica. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidente Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do mundo na lista da "Forbes" . Foto: ReproduçãoDilma, que ocupava o 95º lugar no ranking da revista havia três anos, ficou atrás apenas da chanceler alemã, Angela Merkel.. Foto: Agência BrasilMaduro encontra Dilma em visita ao Brasil. Foto: ALAN SAMPAIO/iG BRASILIAAécio e Dilma se cumprimentam em cerimônia de abertura da ExpoZebu, em Uberaba, Minas Gerais. Foto: L. Adolfo/Futura PressAo lado do presidente boliviano, Evo Morales, e da presidente argentina, Cristina Kirchner, Dilma Rousseff acompanha posse de Maduro em Caracas. Foto: APCom Lula, presidente Dilma Rousseff comparece ao velório de Hugo Chávez em Caracas, na Venezuela. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Ao lado de Wagner, Dilma participa de inauguração do estádio Arena Fonte Nova, em Salvador. Foto: Governo da BahiaA presidente Dilma Rousseff em visita ao Ceará. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Dilma Rousseff cumprimenta papa após missa inaugural na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Dilma usa crocs em evento com o primeiro-ministro da Rússia . Foto: Agência BrasilDilma vestiu gibão e chapéu de couro que ganhou do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB). Foto: Thiago Amaral/Governo do PiauíDilma enfrentou frio de 9ºC negativos em visita a Moscou, na Rússia. Foto: Reuters'El País' inclui Dilma Rousseff na lista dos 13 líderes iberoamericanos de 2012. Foto: Reprodução

*Com Reuters e Agência Brasil

Leia tudo sobre: DilmaPopularidadePesquisa

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas