ACM Neto lidera corrida eleitoral em Salvador com 40%, diz Ibope

Nelson Pelegrino (PT) está com 13% das intenções de voto e Mário Kertéz (PMDB), 8%, de acordo com o levantamento

João Paulo Gondim - iG Bahia |

Com 40% das intenções de voto, ACM Neto (DEM) lidera com folga a corrida eleitoral em Salvador, segundo pesquisa do Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (3).

Nelson Pelegrino (PT) está com 13% e Mário Kertéz (PMDB), 8%. A seguir vem Márcio Marinho (PRB), que conseguiu 6%. Rogério Tadeu da Luz (PRTB) aparece com 1%. Já Hamilton Assis não pontuou.

Leia também:  Autoritarismo do DEM em Salvador deixa partido sem vereador na capital

Veja o especial do iG sobre as eleições 2012

Raul Spinass/Agência A Tarde/AE
ACM Neto lidera com folga as intenções de voto na capital baiana, segundo Ibope


Salvador:  Figuras conhecidas da política baiana dominam disputa

A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, o que deixa indefinida a segunda colocação, já que há empate técnico entre Pelegrino - cuja oscilação varia de 17% a 9%, Kertész, entre 12% e 4%, e Marinho, cujo máximo pode ser 10% e o mínimo 2%.

Brancos e nulos foram contabilizaram 20% e não sabe ou não responderam, 11%. 

Repercussão

ACM Neto informou por meio de sua assessoria que não vai comentar nenhuma pesquisa eleitoral.

A equipe de Mário Kertész diz ter ficado satisfeita com o desempenho do peemedebista, lembrando que a sua candidatura foi assumida há apenas um mês e meio, além de ter sido esta a primeira sondagem com o nome de Kertész. O PMDB aposta em um salto durante o horário eleitoral gratuito, que tem início em 21 de agosto.

Márcio Marinho se disse feliz com o seu resultado. "Nossa campanha é modesta e começou há um mês. Nosso trabalho na rua teve início há uma semana. Ainda há muitos eleitores indefinidos. Como temos o menor índice de rejeição, a probabilidade da nossa candidatura crescer é muito grande", afirmou Marinho. Procurados, Pelegrino, Da Luz e Hamilton não foram encontrados pelo iG .

Rejeição

O levantamento também avaliou a rejeição dos candidatos. Da Luz, com 39%, é o mais rejeitado. Depois vem Pelegrino (33%), ACM Neto (27%), Hamilton Assis (26%), Mário Kertész (26%) e Márcio Marinho (24%). Do total de entrevistados, 7% poderia votar em todos os postulantes, e 10% dos eleitores não responderam.

Atuais gestões

O Ibope quis saber também o que a população de Salvador acha do prefeito João Henrique Carneiro (PP) e do governador Jaques Wagner (PT).

A gestão municipal foi considerada ótima por 1% dos entrevistados; boa para 5%; regular para 25%; ruim para 13%; e péssima para 55%. Dos consultados, 1% não avaliou o desempenho de João Henrique.

Em relação a Wagner, seu governo foi classificado como ótimo por 2% dos entrevistados, bom para 14%, regular para 37%, ruim para 14% e péssima para 31%. Não houve resposta por parte de 1% dos entrevistados.

A pesquisa foi realizada entre 31 de julho e 2 de agosto. Ao todo, 602 pessoas foram entrevistadas. O levantamento tem o registro 00047/12 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

    Leia tudo sobre: eleições2012eleições2012bahiasalvadoracm netoibope

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG