Em números, processo do mensalão bate todos os recordes do STF

Ação tem 50 mil páginas, 38 réus, 600 testemunhas e previsão de 90 horas de julgamento. Nunca o Supremo se debruçou sobre um processo tão extenso

Wilson Lima - iG Brasília |

STF / Divulgação
Presidente do Supremo, Ayres Britto, classificou o processo do mensalão como "insólito" por seu volume

Sem a menor dúvida, o julgamento do mensalão será o mais extenso da história do Supremo Tribunal Federal (STF). Serão aproximadamente 90 horas de julgamento divididas em mais de 15 sessões do plenário. Nunca a maior Corte do País enfrentou um trabalho tão exaustivo.  O julgamento teve início na quinta-feira, 2 de agosto, e tem previsão de término na segunda quinzena de setembro ou mesmo em outubro, como apostam alguns ministros.

Leia também: Mensalão entrará para a história como o mais longo julgamento do STF

Advogados: Um em cada quatro réus do mensalão alega cerceamento de defesa

Infográficos: Veja como será o julgamento do mensalão

Banco dos réus: Quem são os 38 do mensalão e a que crime respondem

Na história recente do Supremo, um outro caso que tomou tanto tempo e demandou um esforço concentrado dos onze ministros foi o julgamento do caso Collor (Ação Penal 307, na qual o ex-presidente Fernando Collor de Mello foi acusado do crime de corrupção passiva por envolvimento com o chamado “Esquema PC”. Collor foi absolvido por falta de provas e graças a uma brecha jurídica relacionada ao entendimento sobre o crime de corrupção passiva ).

Volumes

Número de volumes no caso Collor x Mensalão

Gerando gráfico...
STF

O caso Collor demandou quatro sessões do Supremo, mas elas foram realizadas durante o dia inteiro. Os ministros interromperam o julgamento apenas na hora do almoço. No caso Collor, o julgamento foi concluído em aproximadamente 50 horas. Cerca da metade do tempo que o mensalão deve demandar – 90 horas. Apenas para a defesa dos réus, serão necessárias 38 horas de julgamento.

Defesa: Réus do mensalão recorrem ao PSDB e dizem que "Justiça não é novela de TV”

Trâmite : Atrasos, petições e férias jogam mensalão para 2º semestre

O número de réus do mensalão é quatro vezes maior que no caso Collor e todo o processo envolvendo o ex-presidente tinha cerca de 11 mil páginas. No caso do mensalão, são cerca de 50 mil páginas. A denúncia da Procuradoria da República contra o ex-presidente e os outros oito réus do caso Collor tinha apenas 38 páginas em 1994; hoje, a denúncia da PGR contra os 38 réus do mensalão é três vezes e meia superior.

Tempo de tramitação

Anos necessários entre o oferecimento da denúncia até o julgamento

Gerando gráfico...
STF

Mas o mensalão tem outros números impressionantes que não podem ser comparados com qualquer outro processo que já tramitou pelo Supremo. Até chegar nessa fase final, o STF precisou ouvir aproximadamente 600 testemunhas do mensalão em 42 cidades brasileiras diferentes. Principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. Apenas a fase de inquirição das testemunhas durou aproximadamente quatro anos. Apesar desse tempo todo, advogados dos réus e especialistas afirmam que a tramitação do mensalão ocorreu em tempo recorde pelo tamanho e pela complexidade do caso .

Tamanho da denúncia da PGR

Número de páginas necessárias para acusação dos réus no caso Collor e Mensalão

Gerando gráfico...
STF

As alegações finais dos 38 réus têm 2,8 mil páginas. Em média, cada réu precisou de 75 páginas para apresentar o resumo de suas defesas aos ministros do Supremo (fora documentos, anexos e memoriais). O voto do ministro relator, Joaquim Barbosa, terá aproximadamente mil páginas, mesmo tamanho do voto do ministro revisor, Ricardo Lewandowski. No caso Collor, o voto do relator, na época o ministro Ilmar Galvão, tinha 264 páginas (quatro vezes menos).

Brecha: Réus do mensalão usam brecha que livrou Collor para escapar de condenação

Acredita-se que o mensalão será um julgamento de 1.089 sentenças distintas . Pelo menos 50 advogados dos réus estarão em plenário acompanhando as discussões relacionadas ao mensalão. O interesse no caso é tão grande que o STF foi obrigado a limitar o número de jornalistas que vai trabalhar no Supremo na cobertura do caso, pela simples falta de espaço que a corte dispõe.

Compare outros números do mensalão (2012) com o "caso Collor" (1994)

Número de réus

Gerando gráfico...
STF

Sessões de julgamento no STF

Quantos dias foram necessários para análise dos dois casos

Gerando gráfico...
STF

Horas de julgamento

Quantas horas foram necessárias até a formalização de um veredicto

Gerando gráfico...
STF

Apensos

Número de apensos nos dois processos

Gerando gráfico...
STF

Voto do ministro relator

Tamanho de páginas do voto do ministro relator

Gerando gráfico...
STF

    Leia tudo sobre: mensalãoroberto jeffersonPTPTBJosé Dirceu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG