Na madrugada deste domingo (14), o FBI revelou a identidade do responsável pelo atentado contra Donald Trump, ocorrido na noite de sábado (13) em Butler, Pensilvânia. Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi confirmado como o atirador e acabou sendo morto pelo Serviço Secreto antes que pudesse esclarecer suas motivações.
Crooks havia se posicionado no telhado de uma fábrica, a cerca de 130 metros do palco onde Trump estava discursando. O ex-presidente, atualmente candidato à presidência dos EUA em oposição a Joe Biden, foi atingido de raspão na orelha durante o evento. O atirador, era membro do Partido Republicano desde 2021 e portava um fuzil AR.
Nas redes sociais, Eduardo e Carlos Bolsonaro, filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, expressaram opiniões distintas sobre o atentado. Eduardo Bolsonaro afirmou em inglês que, após o incidente, Trump “já está eleito”, traçando um paralelo com o atentado a faca sofrido por seu pai durante a campanha eleitoral de 2018.
“Confie em mim: ele já está eleito. Temos experiência com situações como essa, conhecemos o inimigo – e você também”, escreveu o deputado federal ao compartilhar uma postagem de Eric Trump, filho de Donald Trump, que mostrava uma foto do ex-presidente americano após o ataque.
Trust me: he is already elected. We have experience with a situation like that, we know the enemy – and you too. https://t.co/1epme3j7D5
— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) July 14, 2024
Por outro lado, Carlos Bolsonaro criticou aqueles que estão discutindo eleições após o atentado, classificando-os como “babacas” e afirmando que “falta humanidade” a essas pessoas. Em sua publicação, o vereador destacou que, além das implicações eleitorais, existe um ser humano que quase perdeu a vida e outros inocentes que morreram.
Muitos estão dizendo: “agora ele está eleito”! Sinceramente falta muita humanidade à muita gente. Umas usam isso porque são babacas mesmo, outros porque acaba saindo naturalmente, mas se esquecem que por trás das possibilidades eleitorais há um ser humano que não morreu por um…
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) July 14, 2024
Outras manifestações
O atentado contra Trump, que gerou reações intensas nas redes sociais, ressalta a tensão crescente na campanha eleitoral americana. O presidente Lula também se manifestou nas redes socias.
O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável.
— Lula (@LulaOficial) July 13, 2024
Na América do Sul, o presidente argentino Javier Milei expressou “enérgico repúdio” ao que classificou como tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump. “A bala que lhe atingiu a cabeça não é apenas um ataque à democracia, mas a todos que defendemos o mundo livre” , afirmou em nota.
Todo mi apoyo y solidaridad al Presidente y candidato Donald Trump, víctima de un COBARDE intento de asesinato que puso en riesgo su vida y la de cientos de personas.
No sorprende la desesperación de la izquierda internacional que hoy ve cómo su ideología nefasta expira, y está… pic.twitter.com/iWN9Q7YFXX
— Javier Milei (@JMilei) July 14, 2024
The post Carlos e Eduardo Bolsonaro divergem sobre atentado contra Donald Trump first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .