O grupo libanês Hezbollah afirmou ter lançado mais de 200 foguetes contra várias bases militares em Israel, em retaliação a um ataque que matou um de seus comandantes seniores. O ataque do grupo militante apoiado pelo Irã nesta quinta-feira (4) foi um dos maiores no conflito que já dura meses ao longo da fronteira entre Líbano e Israel, com as tensões aumentando nas últimas semanas.
Hezbollah fired massive barrages of projectiles toward northern Israel earlier today:
-Approx. 200 projectiles were launched toward the Golan area, some of which were intercepted by the IDF Aerial Defense Array and the IAF.
-Over 20 suspicious aerial targets were launched… pic.twitter.com/PmIa62ZxrM
— Israel Defense Forces (@IDF) July 4, 2024
Os militares israelenses disseram que “inúmeros projéteis e alvos aéreos suspeitos” entraram em seu território vindos do Líbano, muitos dos quais, segundo eles, foram interceptados. Não houve relatos imediatos de vítimas. Israel reconheceu na quarta-feira (3) que havia matado Mohammad Naameh Nasser, que chefiava uma das três divisões regionais do Hezbollah no sul do Líbano, um dia antes.
ELIMINATED: Muhammad Neamah Naser, the Commander of the Aziz Unit in the Hezbollah Terrorist Organization
Naser entered his position in 2016 and led the rockets and anti-tank missile attacks from southwestern Lebanon toward Israeli civilians, communities and security forces.… pic.twitter.com/Uof9YEO0fy
— Israel Defense Forces (@IDF) July 3, 2024
Os EUA e a França continuam a se esforçar para evitar que as tensões se transformem em uma guerra total, que eles temem que possa se espalhar por toda a região. As autoridades de Israel, por sua vez, dizem que podem decidir entrar em guerra no Líbano se os esforços para uma solução diplomática fracassarem. (Com Associated Press)
The post Hezbollah lança 200 foguetes contra Israel e aumenta tensão no Oriente Médio first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .