Michel Hazanavicius, de "O Artista", vence Oscar de direção

Cineasta francês conquistou o prêmio pelo longa-metragem mudo e em preto e branco

iG São Paulo |

Getty Images
Michel Hazanavicius, melhor diretor no Oscar 2012 por "O Artista"
O francês Michel Hazanavicius, de "O Artista" , ganhou na madrugada desta segunda-feira (27) o Oscar 2012 de melhor diretor. O cineasta superou Martin Scorsese e os outros concorrentes da categoria (Terrence Malick, Woody Allen e Alexander Payne).

Hazanavicius, que desde que a vitória na premiação do Sindicato dos Diretores era considerado o favorito, agradeceu a todo o elenco, inclusive o cachorro Uggie (que compareceu à cerimônia, ao contrário do que se imaginava ), e ao patrocinador do filme, o "maluco" que bancou um filme mudo e em preto e branco.

Leia também: "O Artista" é o grande vencedor do Oscar 2012; veja todos os premiados

Descendente de judeus lituanos, Michel Hazanavicius nasceu na França em 1967. Iniciou a carreira como cineasta em 1992, dirigindo filmes para a televisão. Seu primeiro trabalho para o cinema, "Mes Amis", é de 1999.

Siga o iG Cultura no Twitter

Em 2006, fez sucesso na França com a comédia de ação "Agente 117". Em 2009, o filme ganhou uma continuação, passada no Rio de Janeiro. A astro das duas produções foi Jean Dujardin, também presente em "O Artista".

O filme é uma homenagem ao cinema mudo e conta a história de um astro que enfrenta dificuldades na transição para os filmes falados. Foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes do ano passado.

    Leia tudo sobre: oscarcinemamichel hazanaviciuso artista

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG