Cineasta francês conquistou o prêmio pelo longa-metragem mudo e em preto e branco

Michel Hazanavicius, melhor diretor no Oscar 2012 por
Getty Images
Michel Hazanavicius, melhor diretor no Oscar 2012 por "O Artista"
O francês Michel Hazanavicius, de "O Artista" , ganhou na madrugada desta segunda-feira (27) o Oscar 2012 de melhor diretor. O cineasta superou Martin Scorsese e os outros concorrentes da categoria (Terrence Malick, Woody Allen e Alexander Payne).

Hazanavicius, que desde que a vitória na premiação do Sindicato dos Diretores era considerado o favorito, agradeceu a todo o elenco, inclusive o cachorro Uggie (que compareceu à cerimônia, ao contrário do que se imaginava ), e ao patrocinador do filme, o "maluco" que bancou um filme mudo e em preto e branco.

Leia também: "O Artista" é o grande vencedor do Oscar 2012; veja todos os premiados

Descendente de judeus lituanos, Michel Hazanavicius nasceu na França em 1967. Iniciou a carreira como cineasta em 1992, dirigindo filmes para a televisão. Seu primeiro trabalho para o cinema, "Mes Amis", é de 1999.

Siga o iG Cultura no Twitter

Em 2006, fez sucesso na França com a comédia de ação "Agente 117". Em 2009, o filme ganhou uma continuação, passada no Rio de Janeiro. A astro das duas produções foi Jean Dujardin, também presente em "O Artista".

O filme é uma homenagem ao cinema mudo e conta a história de um astro que enfrenta dificuldades na transição para os filmes falados. Foi exibido pela primeira vez no Festival de Cannes do ano passado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.