Jean Dujardin vence o Oscar de melhor ator

Francês bate George Clooney e conquista o prêmio pelo filme "O Artista"

iG São Paulo |

Getty Images
Jean Dujardin posa com Oscar de melhor ator
O francês Jean Dujardin venceu na madrugada desta segunda-feira (27) o Oscar 2012 de melhor ator por "O Artista", superando o outro grande favorito da categoria, George Clooney. É a quarta estatueta de "O Artista" na premiação, depoisde melhor direção, figurino e trilha sonora.

Leia também: "O Artista" é o grande vencedor do Oscar 2012; veja todos os premiados

Dujardin começou seu discurso lembrando o norte-americano Douglas Fairbanks, astro do cinema mudo, que influenciou sua interpretação em "O Artista". Agradeceu ao diretor Michel Hazanavicius, "por esse presente maravilhoso", e sua companheira de cena, Bérénice Bejo, e sua mulher.

No final, declarou no microfone: "Se George Valentine [nome do personagem], pudesse falar, diria: 'Uau, merci beaucoup, formidable'", gritou, em francês, pulando com o prêmio na mão.

Leia também: Michel Hazanavicius, de "O Artista", vence Oscar de direção

Nascido na França em 1972, Jean Dujardin estreou no cinema há menos de dez anos. Ficou famoso em seu país natal em 2006, com a comédia de ação "Agente 117", dirigida pelo mesmo Michel Hazanavicius de "O Artista".

O longa gerou uma continuação em 2009, passada no Rio de Janeiro. Esses dois trabalhos o tornaram um astro na França. "O Artista" é seu 24º longa-metragem.

No filme, ele interpreta o ator George Valentin, um astro do cinema mudo que enfrenta dificuldades na transição para o cinema falado.

    Leia tudo sobre: oscarcinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG