Brasil fica fora da corrida pelo Oscar 2012

"Tropa de Elite 2" não está entre os nove semifinalistas para o prêmio de filme estrangeiro

iG São Paulo |

Divulgação
"A Separação": favorito ao Oscar 2012
O Brasil está fora da disputa pelo Oscar 2012 de melhor filme estrangeiro. O representante do país na disputa, "Tropa de Elite 2", não entrou na lista de nove semifinalistas divulgada nesta quarta-feira (18) pela Academia de Hollywood. Os cinco finalistas, assim como os indicados às outras categorias do prêmio mais importante do cinema mundial, serão conhecidos na próxima terça-feira (24).

Siga o iG Cultura no Twitter

Os nove pré-selecionados são os seguintes: "Bullhead", de Michael R. Roskam (Bélgica); "Monsieur Lazhar", de Philippe Falardeau (Canadá); "Superclásico", de Ole Christian Madsen (Dinamarca); "Pina", de Wim Wenders (Alemanha); "A Separação", de Asghar Farhadi (Irã); "Footnote", de Joseph Cedar (Israel); "Omar Killed Me", de Roschdy Zem (Marrocos); "In Darkness", de Agnieszka Holland (Polônia); e "Warriors of the Rainbow: Seediq Bale", de Wei Te-sheng (Taiwan).

O franco favorito é o iraniano "A Separação" , que conquistou o Globo de Ouro no último final de semana, ganhou o principal prêmio do Festival de Berlim no ano passado e tem faturado todas as premiações paralelas da temporada do Oscar. O documentário em 3D "Pina" , do alemão Wim Wenders, também tem chances.

A última vez em que um filme brasileiro entrou na lista de nove pré-selecionados foi em 2007, com "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", mas o longa não ficou entre os cinco indicados.

No total, o Brasil concorreu ao Oscar de filme estrangeiro quatro vezes: "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996); "O Que É isso, Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999). "Cidade de Deus" disputou quatro estatuetas em 2004, mas não foi indicado a filme estrangeiro.

Os 63 longas inscritos ao prêmio de filme estrangeiro foram exibidos entre outubro e janeiro para os membros da Academia, que elegeram os semifinalistas. As nove produções que restaram serão novamente projetadas entre sexta-feira e domingo e submetidas mais uma vez ao voto dos associados.

A cerimônia do Oscar 2012 será realizada no dia 26 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles.

    Leia tudo sobre: oscarcinema brasileirotropa de elite 2

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG